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Title: O impacto da COVID-19 nos adolescentes : a perceção da qualidade de vida e a associação com a satisfação das necessidades psicológicas básicas
Author: Andrade, Ana Sofia Sampaio de
Advisor: Cruz, Sara Figueiredo
Keywords: Psicologia clínica
Pandemia COVID 19
Bem estar
Adolescentes
Issue Date: 2021
Abstract: Resumo: Introdução: A COVID-19, assim como as medidas implementadas para travar a sua propagação, podem ter impactado a perceção da qualidade de vida e a satisfação das necessidades psicológicas básicas, em contexto escolar, nos adolescentes. Objetivo: Este estudo pretendeu compreender o impacto da COVID-19 na perceção da qualidade de vida em adolescentes. Adicionalmente, pretendeu examinar a relação entre perceção da qualidade de vida e satisfação das necessidades psicológicas básicas. Em particular, pretendeu verificar se a satisfação das necessidades psicológicas básicas, predizem a perceção da qualidade de vida, em contexto escolar, durante a exposição à COVID-19, mas após o primeiro período de confinamento em Portugal. Método: Participaram, neste estudo, 1305 adolescentes, com idades compreendidas entre 12 e os 19 anos (687 adolescentes do sexo feminino e 618 adolescentes do sexo masculino). Foi administrado um questionário sociodemográfico, a escala adaptada para a população portuguesa de autorrelato Scale Quality of Live in Children and Adolescents (Kidscreen-10) e a escala adaptada para a população portuguesa de autorrelato Adolescent Students’ Basic Psychological Needs at School Scale (ASBPNSS). Resultados: As participantes do sexo feminino reportaram menor perceção sobre a sua qualidade de vida, do que os participantes do sexo masculino, durante a exposição à COVID-19, comparativamente ao surgimento da pandemia. Os adolescentes avaliam a sua qualidade de vida como melhor no momento 2. No que diz respeito às necessidades psicológicas básicas em contexto escolar, estas predizem, significativamente, a perceção da qualidade de vida das/os adolescentes, durante a exposição COVID-19. Conclusão: Este estudo contribuiu para a literatura existente, evidenciando o impacto da pandemia na vida das/os adolescentes
Abstract: Introduction: The COVID-19, as well the containment measures to prevent its dissemination, may have impacted adolescents’ perception on their quality of life and the satisfaction of basic psychological needs, in the school context. Objective: This study aims to understand the impact of COVID-19 on adolescents’ perception of their quality of life, by comparing their reports before the COVID-19 outbreak and during the pandemics, but after the first confinement period in Portugal. In addition, aims to investigate if, during the COVID-19 pandemic, adolescents’ perception about their quality of life during predicts the satisfaction of their basic psychological needs, in the school context. Method: Participated, in the study, 1305 adolescents, aged between 12 and 19 years (687 female adolescents and 618 male adolescents). Adolescents were invited to answered a sociodemographic questionnaire, the Scale Quality of Live in Children and Adolescents (Kidscreen-10), adapted for Portuguese population, and the Adolescents Students' Basic Psychological Needs at School Scale (ASBPNSS), adapted for Portuguese population. Results: Female participants reported lower levels of quality of life during the pandemics than before the COVID-19 outbreak, compared to male participants. Regarding the differences in the level of quality of life between moments 1 and 2, the results indicated that adolescents scored more on their quality of life at moment 2, compared to moment 1. The satisfaction of basic psychological needs in the school context significantly predicted the perception of adolescents’ quality of life of adolescents, during the pandemics. Conclusions: This study contributes to the existing literature, evidencing the impact of the pandemic on the lives of adolescents.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021
Exame público realizado em 23 de novembro de 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/6058
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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