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dc.contributor.advisorDias, Mário Caldeira, 1951--
dc.contributor.authorLello, Raúl Alberto, 1970--
dc.date.accessioned2021-10-21T15:43:48Z-
dc.date.available2021-10-21T15:43:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6024-
dc.descriptionTese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 24 de Setembro de 2021pt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como propósitos fundamentais, validar em que medida as práticas e políticas de gestão de recursos humanos influenciam o desempenho profissional dos docentes em instituições de ensino superior e construir um modelo conceptual da relação existente com base nas abordagens teóricas da gestão estratégica que possam influenciar o desempenho destes nas instituições onde estão inseridos. Em termos metodológicos o trabalho tem duas componentes relevantes: i) a componente teórica suportada pela revisão de literatura e ii) a componente empírica com o desenvolvimento de um estudo exploratório. O estudo apresenta-se como um trabalho motivador à investigação sobre as práticas e políticas de gestão de recursos humanos que se revestem de capital importância para o real desenvolvimento permanente de uma instituição, mormente para as Instituições de Ensino Superior. Posto que, o Ensino Superior tem uma grave responsabilidade sistemática na elaboração das soluções científicas para o desenvolvimento eficiente de uma sociedade. A nível da intervenção organizacional, sublinha-se que a literatura conceptual tem encontrado apoio empírico para afirmar que o envolvimento e participação, dentro da estratégia gestão de recursos humanos, tem preponderância significativa no desempenho profissional dos docentes. A política de remuneração tem uma influência directa e positiva no desempenho profissional dos docentes, com grande relevância nas condições de trabalho, com preponderância na remuneração. A estratégia da gestão de recursos humanos, no âmbito do recrutamento e selecção, da formação e carreira e do planeamento e organização tem influência no desempenho profissional dos docentes em instituições de ensino superior em Angola. Do ponto de visto metodológico, salienta-se que foi feita a caracterização das práticas políticas de gestão de recursos humanos declaradas ou prescritas em quatro Instituições de Ensino Superior (duas públicas e duas privadas) em Angola, descrevendo as percepções que os docentes têm das práticas e políticas de gestão de recursos humanos em uso nas organizações em que trabalham.pt_PT
dc.description.abstractThis study has as fundamental purposes, to validate to which extent human resource management practices and policies influence the professional performance of teachers in higher education institutions and to build a conceptual model of the existing relationship based on theoretical approaches to strategic management that may influence their performance in the institutions where they operate. In methodological terms, the work has two relevant components: i) the theoretical component supported by the literature review and ii) the empirical component with the development of an exploratory study. The study presents itself as a motivating work for research on human resource management practices and policies that are of fundamental importance for the real permanent development of an institution, especially for Higher Education Institutions. Since, Higher Education has a serious systematic responsibility in the elaboration of scientific solutions for the efficient development of a society. In terms of organizational intervention, it is emphasized that the conceptual literature has found empirical support to affirm that the involvement and participation, within the human resources management strategy, has a significant preponderance in the professional performance of teachers. The remuneration policy has a direct and positive influence on the professional performance of teachers, with great relevance in working conditions, with a preponderance in remuneration. The strategy of human resources management, in the scope of recruitment and selection, training and career and planning and organization has an influence on the professional performance of teachers in higher education institutions in Angola. From a methodological point of view, it is emphasized that the characterization of the political practices of human resources management declared or prescribed in two public and two private higher education institutions in Angola was described, describing the perceptions that teachers have from the practices and human resource management policies in use in the organizations in which they work.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão de pessoal nas universidades - Angolapt_PT
dc.subjectProfessores do ensino superior - Avaliação - Angolapt_PT
dc.subjectProfessores do ensino superior - Satisfação no trabalho - Angolapt_PT
dc.titlePráticas e políticas de gestão de recursos humanos e desempenho profissional dos docentes em instituições de ensino superior (IES)pt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid101625790pt_PT
thesis.degree.disciplineGestãopt_PT
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