Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5986
Título: Relação entre employer branding, engagement e burnout : um estudo em época de pandemia de Covid-19
Autor: Mendes, Ana Cristina Alves
Orientador: Oliveira, Maria Elizabeth Faria Real de
Palavras-chave: Gestão
Pandemia Covid-19
Síndrome de Burnout|Engagement
Gestão de talento
Gestão de recursos humanos
Data: 2020
Resumo: O Employer branding, o engagement e o burnout, são temas que, nas duas últimas décadas, têm sido alvo de grande atenção por parte dos investigadores e gestores das organizações. A sustentabilidade, a necessidade promover vantagem competitiva, de promover capacidades de adaptação à mudança, bem como de reinvenção, são temas na ordem do dia e associados à gestão do capital humano, pelo que, os temas referidos assumem elevado interesse e contribuem para esse objetivo. O presente estudo visa compreender a relação entre o Employer Branding, o Engagement e o Burnout em período de pandemia de Covid-19, aprofundando o conhecimento sobre as dimensões de engagement e burnout que mais influenciam a marca de empregador. Visa também compreender as diferenças ao nível do engagement e burnout antes e durante a pandemia. Foi realizada uma revisão de literatura sobre os principais temas: employer branding, engagement e burnout e ainda uma análise do tema pandemia e enquadramento da problemática para a gestão de pessoas em contexto organizacional para se compreender os construtos, dimensões, impactos e perspetivas traduzidas na literatura existente. Para a realização do estudo empírico foram elaborados e aplicados questionários online e efetuado o tratamento dos dados em SPSS. Os resultados obtidos corroboram outros estudos publicados sobre esta temática e confirmam que as variáveis do employer branding, burnout e engagement estão relacionadas. Este estudo contribui para o conhecimento com a análise mais detalhada das dimensões relativas ao engagement e burnout que mais influem no employer branding, tendo sido evidenciado que as dimensões vigor, dedicação, absorção e eficácia profissional são preditoras das dimensões da escala de atratividade organizacional. O estudo demonstra ainda que a variável engagement durante o período de pandemia apresentou resultados superiores ao momento pré-covid 19. O presente estudo permite concluir que as variáveis referidas se relacionam mutuamente, têm um elevado impacto na performance global das organizações e têm comportamentos específicos em situação de crise pandémica. A sua compreensão aprofundada pode trazer inputs relevantes para a gestão organizacional, com a dinamização das potencialidades das mesmas, dos seus impactos e a mitigação de riscos associados.
Employer Branding, Engegement and burnout, in the last two decades, have been the subject of great attention by researchers and managers of organizations. Sustainability, the need to promote competitive advantage, promote adaptability to change, as well as reinvention, are important topics and associated with the management of human capital, therefore the subjects mentioned take great interest and contribute to this goal. This study aims to understand the relationship between Employer branding, Engagement and Burnout in the Covid-19 pandemic period, deepening knowledge about the engagement and burnout dimensions that most influence the employer brand. It also aims to understand differences in engagement and burnout before and during the pandemic crises. A literature review was conducted on the subjects: employer branding, engagement and burnout, as well as a review of the pandemic theme and framing of the problem for people management in an organizational context to understand the constructs, dimensions, impacts and perspectives in existing literature. For the empirical study, online questionnaires were elaborated and applied, and data was processed in SPSS. The results of this study support other published studies and confirm that the dimensions of employer branding, burnout and engagement are related. This study contributes to knowledge with the more detailed analysis of the dimensions related to engagement and burnout that most influence employer branding, and it was demonstrated that the dimensions vigor, dedication, absorption and professional effectiveness are predictors of the dimensions of the organizational attractiveness scale. The study also demonstrates that engagement during the pandemic period presented results higher than the pre-covid 19 moment. The present study allows us to conclude that the variables mentioned relate to each other, have a high impact on the overall performance of organizations and have specific behaviors in situations of crisis. Its in-depth understanding can bring relevant inputs to organizational management, with the optimization of these variables, its impacts, and the mitigation of associated risks.
Descrição: Mestrado em Gestão
Exame Público realizado em 30 de Julho de 2021
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/5986
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FCEE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mg_ana_mendes_dissertacao.pdfDissertação1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.