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http://hdl.handle.net/11067/590
Title: | Os edifícios de gaveto, as duas faces da mesma esquina : estudos da cidade do Porto entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do século XX |
Author: | Martins, Sabina Mónica |
Advisor: | Estima, Alberto Jorge dos Santos Nogueira Amaral, Jorge Manuel Ferreira de Albuquerque |
Keywords: | Arquitectura História da arquitectura Porto Século 18-20 Urbanismo Cidade do Porto Morfologia urbana Edifícios de gaveto Caso de estudo Projeto de experimentação entre as Ruas de Gomes Freire e S. Victor Equipamento de artes e lazer |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade Lusíada do Porto |
Abstract: | A morfologia urbana é composta por vários elementos fundamentais tal como a estrutura viária, as praças, o património arquitetónico edificado, entre outros. Logo, é através do seu estudo (da forma urbana nas suas partes físicas ao longo dos tempos) que se classificam as cidades como excecionais e possuidoras de um carácter único. No que diz respeito à cidade tradicional europeia, onde arquitetura e traçado interagem, surgem, no século XIX (período da Revolução Industrial - crescimento das cidades em tamanho e população), duas propostas urbanísticas bem representativas e diferentes de estruturação da malha urbana, radial em Paris por Haussmann e de retícula ortogonal em Barcelona por Cerdà.
É numa das particularidades da morfologia urbana das cidades tradicionais que surge o tema central desta dissertação, «Edifícios de Gaveto, as duas faces da mesma esquina», mais concretamente no traçado viário onde se afirmam cruzamentos e bifurcações de ruas e no edificado que ampara e reafirma a transição espacial.
O trabalho resulta de um longo processo de estudo de documentos bibliográficos e de domínio arquivista que fundamentam a formação dos lotes de gaveto em simbiose com a arquitetura. Esquadrinharam-se dois modelos urbanísticos europeus, já mencionados anteriormente - Paris e Barcelona -, para complementar os princípios inerentes aos gavetos. Focalizando a cidade do Porto como a principal área de estudo, indagaram-se as características urbanísticas e arquitetónicas temporais e predominantes, balizadas em três períodos - 1758/1840, 1883/1913, 1916/1955. A metodologia adotada permitiu analisar, avaliar e comparar exemplos concretos e ainda existentes na malha urbana portuense com o objetivo de relacionar as características singulares e diferenciáveis dentro do mesmo período temporal e ao longo dos tempos.
Por fim é apresentada uma solução prática, embora experimental, de estruturação de um lote de gaveto no Porto, através das ilações inerentes ao local e a respetiva ocupação. The urban morphology consists of several key elements such as road infrastructure, the squares and the architectural heritage buildings, among others. Is through their study (of urban form in its physical parts over time) that cities are classified as exceptional and possessing a single character. Regarding the traditional European city, where architecture and Iayout interact, emerged in the nineteenth century (the period of the Industrial Revolution - urban growth in size and population), two urbanistic proposals weII representative and different structuring of the urban grid, radial in Paris by Haussmann and orthogonal crosslinks by Cerdà in Barcelona. lt’s in one of the special features of the urban morphology of traditional cities that arises the central theme of this essay, «Comer Buildings, the two sides of the same corner», specifically in road layout where crossings and bifurcations of streets assert and in buildings that sustains and reaffirms the spatial transition. The work results from a Iong process of studying bibliographic documents of archivist domain, which underline the causes of the formation of city block corners in symbiosis with the architecture. By scrutinizing the two European urban models, already mentioned above - Paris and Barcelona -, to complement the principIes inherent to the corner buildings. Targeting the city of Oporto as a major area of study the urban, temporal architectural and prevailing characteristics where surveyed, buoyed in three periods of time - 1758/1840, 1883/1913, 1916/1955. To achieve this goal, the adopted methodology allowed to analyze, evaluate and compare factual and still existing examples in Oporto urban mesh in order to relate the unique and differentiable characteristics within the same time period and over time. Finally it is presented a practical solution, although experimental, of structuring a block comer in Oporto, through the inferences inherent to the place and their occupation. |
Description: | Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura. Exame público realizado em 29 de Abril de 2013. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/590 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-FAA] Dissertações |
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