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Título: A propósito dos cineteatros (1930-1960) : reabilitação do cineteatro Gardunha
Autor: Torres, João Miguel Lago
Orientador: Oliveira, António Manuel da Costa
Palavras-chave: Edifícios culturais
Reabilitação de edifícios
Estado Novo (Portugal, séc. XX)
Arquitetura
Cineteatros
Data: 2020
Resumo: Tendo por base o projeto de reabilitação do Cine-Teatro Gardunha, no Fundão, integrado na unidade curricular de Dissertação e Trabalho de Projeto, a presente dissertação propõese apresentar uma perspetiva global sobre os Cineteatros realizados em Portugal entre os anos 1930 e 1960, integrada numa panorâmica cultural, ideológica e histórica. Estes equipamentos, de artes performativas e espetáculos, construídos em Portugal durante o regime do Estado Novo, apesar de serem de iniciativa privada, foram importantes para a consolidação ideológica e cultural do regime. Através do estudo de edifícios selecionados, no período em causa, a dissertação procura compreender as razões que levaram à disseminação destes equipamentos, de caráter cultural e recreativo, no território português e, ao mesmo tempo, entender as implicações dos fatores ideológicos na arquitetura moderna portuguesa. O Cine-Teatro Gardunha, inaugurado em 1958, enquadra-se numa linguagem arquitetónica comprometida entre a modernidade e o imaginário historicista que o Estado assumiu como identitário da nacionalidade. Classificado desde 2009 como imóvel de interesse municipal, o edifício encontra-se atualmente devoluto e degradado. O Cine-Teatro destaca-se por ser um equipamento relevante em termos urbanos cujo valor patrimonial é indissociável da memória coletiva. A proposta projetual visa a reabilitação do Cine-Teatro, de forma a habilitá- lo como uma sala de espetáculos contemporânea, atrativa para a usufruição, cultural e recreativa, da população e, ao mesmo tempo, destacar o seu carácter original, no contexto sociopolítico da época em que foi construído.
Abstract: Focused on the rehabilitation project of the Gardunha Theatre (Cinema Theatre), in Fundão, and in the scope of the curricular unit Dissertation and Project Work, this dissertation proposes to present a global perspective on the theatres built in Portugal between the I930s and I960s, inserted in a cultural, ideological and historical panorama. These auditoria, devoted to the performing arts and shows, built in Portugal during the "Estado Novo" politicai regime, despite being of private initiative, were the background for the ideological and cultural consolidation of the regime. Accordingly to the study of some previously selected buildings, in the period of the "Estado Novo" regime, this dissertation aims to understand the reasons that led to the dissemination of these auditoria, of cultural and recreational nature, in the Portuguese territory. At the same time, it will acknowledge the implications of the ideological factors in the modern Portuguese architecture. The Gardunha Theatre, inaugurated in 1958, fits into an architectural language compromised between modernism and the historicist imaginary assumed by the state as its national identity. Classified since 2009 as municipal heritage interest, the building is currently vacant and degraded. The Theatre stands out for being a relevant instrument regarding the local urban structure. Its heritage value is inseparable from the collective memory. The project proposal aims at the rehabilitation of the Theatre in order to qualify it as an attractive contemporary auditorium for the cultural and recreational joy of the population and at the same time, to highlight its original character, in the social-political context of the time it was built.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada - Norte, Porto, 2020. Exame público realizado em 14 de abril de 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/5899
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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