Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/5814
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira | - |
dc.contributor.author | Pires, Joana Gonçalves de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T16:42:19Z | - |
dc.date.available | 2021-03-04T16:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/5814 | - |
dc.description | Exame público realizado em 12 de fevereiro de 2020, às 9H30 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação | - |
dc.description.abstract | Diversas investigações concluíram que as perceções dos professores acerca do Clima Escolar são consideradas determinantes para fatores como a satisfação, a dedicação na implementação de novas intervenções e de currículos académicos, a taxa de burnout, a retenção dos alunos, entre outros. No entanto, apesar do crescente interesse dos investigadores sobre o clima escolar ao longo dos últimos anos, existe uma lacuna no que respeita aos instrumentos de avaliação das perceções dos professores do clima escolar em Portugal. O presente estudo apresenta a criação de um instrumento, o Questionário de Clima Escolar para Professores. Este instrumento foi aplicado a 503 professores, 52 do sexo masculino (10.3%) e 451 do sexo feminino (89.7%); com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos (Midade= 46.34; DP= 8.64). Foram conduzidas uma Análise Fatorial Exploratória e análises de fiabilidade (Consistência Interna) e validade (Validade de Constructo e Validade de Conteúdo), bem como análises dos efeitos de algumas características sociodemográficas. Os resultados indicam que o instrumento é composto por 27 itens e apresenta uma estrutura que se subdivide em cinco fatores correlacionados: Sistema Relacional Externo, Características Físicas, Satisfação com a Liderança, Relação Professor-Professor e Professor-Funcionário e Relação Professor-Aluno. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas perceções de clima escolar apenas em função da idade e do ciclo de ensino, situação que não ocorre sob a influência do género e das habilitações académicas. Desta forma, é possível concluir que o questionário desenvolvido se mostrou um instrumento válido, fiável e de preenchimento rápido, adequado para avaliar aquilo a que se propõe. | pt_PT |
dc.description.abstract | Several investigations concluded that teachers' perceptions about School Climate are considered determinants for factors such as satisfaction, dedication in implementing new interventions and academic curricula, burnout rate and student retention, among others. However, despite the growing interest of researchers on the school climate over the past few years, there is a gap with regard to instruments for assessing the perceptions of teachers of the school climate in Portugal. This study presents the creation of an instrument, the School Climate Questionnaire for Teachers. This instrument was applied to 503 teachers, of which 52 are male (10.3%) and 451 are female (89.7%); aged between 24 and 65 years (Mage = 46.34; SD = 8.64). An Exploratory Factor Analysis and analyzes of reliability (Internal Consistency) and validity (Construct Validity and Content Validity) were conducted, as well as analyzes of the effects of some sociodemographic characteristics. The results indicate that the instrument consists of 27 items and has a structure that is subdivided into five correlated factors: External Relational System, Physical Characteristics, Satisfaction with Leadership, Teacher-Teacher and Teacher-Employee Relationship and Teacher-Student Relationship. Significant differences were also found in the perceptions of the school climate only according to age and the teaching cycle, a situation that does not occur under the influence of gender and academic qualifications. In this way, it is possible to conclude that the developed questionnaire proved to be a valid, reliable and quick to fill instrument, adequate to evaluate what it is proposed. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Psicometria | pt_PT |
dc.subject | Aspectos sociais | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Teste psicológico - Questionário de Clima Escolar para Professores | pt_PT |
dc.title | Estudos Psicométricos para construção de um questionário que avalia o clima escolar por parte dos professores | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202640876 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado.pdf | Dissertação de mestrado | 1,82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.