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Título: Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
Autor: Andrade, Paulo Jorge Peliteiro
Orientador: Rodrigues, Pedro Miguel Araújo
Palavras-chave: Marca
Fidelização
Compras
Geração millennial
Data: 2019
Resumo: O mundo e a humanidade são marcados pelas diferentes gerações que o representam como, por exemplo, os Baby Boomers, ou, mais recentemente, os Millennials. Estes últimos nasceram entre o início da década de 1980 e o início do novo século, tendo sido os primeiros a nascer e a crescer numa era digital, bastante distinta de todas as anteriores. Por estes motivos, apresentam características diferentes das que se verificavam em gerações anteriores e os seus hábitos/comportamentos de consumo alteraram-se significativamente, dando agora primazia a diferentes características em relação a produtos e marcas. O objetivo deste estudo centra-se em descobrir quais os fatores/variáveis de maior importância nos produtos/marcas que a Geração Millenniall consome, de modo a encontrar aqueles que exercem maior ou menor influência na intenção de compra e posterior fidelização nos clientes desta geração. Foi aplicado um método quantitativo, sendo que o instrumento utilizado foi o questionário, para se medir a influência de cada variável como supramencionado. Utilizaram-se as escalas de Escalas (2004) para medir a variável de ligação eu-marca, a escala de Latif, Pérez, Alam e Saqib, (2018) para medir a vaariável “CSR – Corporate Social Responsibility”, a escala de Laroche, McDougall, Bergeron e Yang (2003) para medir o risco percebido, a escala de Yuksel (2016) para medir a intenção de compra e, finalmente, a escala de Lewis e Soureli (2006) para medir a fidelização de clientes. Este questionário foi aplicado a uma amostra de 126 indivíduos. Em virtude do estudo realizado, conclui-se que os indivíduos da geração Millenniall são influenciados pela marca, pelo corporate social responsibility e pela perceção de risco relativamente à sua intenção de compra. Relativamente à fidelização dos Millennials enquanto clientes, apenas a marca e o corporate social responsibility exercem influência.
Abstract: The world, and humanity, were always marked by the different generations that represent them, like the baby boomers, or more recently, the Millennials. This last ones were born between the beginning of the 80’s and the beginning of the new century, and were the first one’s that were born and raised on a digital era, with very different characteristics from older generations, and their habits / consumption behaviors have been significantly changed, giving now primacy to different aspects regarding products and brands. The purpose of this study is to understand which are the variables in the products / brands, that produce the biggest influence on Millennials purchase intention and customer loyalty. It was applied a quantitative method, and the instrument used for it, was the survey, to measure each variable influence. For the effect, were used scales, Escalas (2004), to measure the connection self brand, also Latif Pérez, Alam e Saqib (2018), to measure CSR – Corporate Social Responsibility. Then, Laroche, Mcdougall, Bergeron and Yang (2003) for risk perception, Yuksel (2016) to measure the purchase intention, and finally, Lewis and Soureli (2006) for customer loyalty. This survey was answered by 126 persons. With this study, we can conclude that Millennials individuals are influenced by the brand, CSR and risk perception relatively to their purchase intention. Regarding the customer loyalty, it was concluded that only the brand and CSR can influence it.
Descrição: Mestrado em Gestão
Exame Público realizado em 28 de Julho de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5780
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FCEE] Dissertações

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