Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5688
Title: Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
Author: Domingues, José Eduardo Santos
Advisor: Morgado, Alice Murteira
Keywords: Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar
Aspectos Sociais
Personalidade
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de estilo e dimensões parentais - versão reduzida
Teste psicológico - Questionário de envolvimento entre pais e professores
Issue Date: 2020
Abstract: A parentalidade tem sido amplamente estudada nas últimas décadas, afigurando-se os estilos e o envolvimento parental como fatores que influenciam os filhos em vários domínios. Os alunos com dificuldades de aprendizagem podem ter mais dificuldades em determinados contextos (e.g. escola) e por isto estudar estas variáveis nesta população, especialmente com as mudanças decorrentes do D.L. 54/2018, torna-se particularmente pertinente. O objetivo deste estudo foi o de perceber as relações entre estas variáveis relativamente a alunos com e sem dificuldades de aprendizagem. Neste estudo participaram 80 pais e encarregados de educação (73 do sexo feminino e 7 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 24 e os 59 anos. Utilizou-se o questionário sociodemográfico, o questionário de estilos e dimensões parentais – versão reduzida e o questionário de envolvimento entre pais e professores. Verificou-se a existência de diferenças significativas no envolvimento parental entre pais de filhos com e sem dificuldades de aprendizagem. Encontrou-se também uma relação entre os estilos democrático e autoritário e a dimensão “envolvimento parental e voluntariado na escola”. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que, na amostra estudada, o estilo autoritário parece predizer a dimensão “envolvimento parental e voluntariado na escola”. Em suma, os resultados do presente estudo demonstram a importância de intervir com pais e cuidadores no sentido de ajudar os alunos nos vários contextos de socialização. Futuramente seria importante investigar de forma aprofundada as dimensões do envolvimento e dos estilos parentais no sentido de potenciar as capacidades dos alunos.
Parenting has been widely studied in recent decades, with parenting styles and involvement as factors that influence children in several domains. Students with learning difficulties may have more difficulties in certain contexts (e.g. school) and therefore studying these variations in this population, especially with the changes from D.L. 54/2018, becomes relevant. The aim of this study was to detect the relationships between these variables in students with and without learning difficulties. In this study, 80 parents and guardians (73 females and 7 males) aged between 24 and 59 years. The sociodemographic questionnaire, the parenting styles and dimensions questionnaire - short form and the parent-teacher involvement inventory – parent version were used. It was found that there are significant differences between the involvement of parents of children with learning difficulties and without learning difficulties. There were also correlates between the “parental involvement and school volunteering” dimension and the democratic and authoritarian styles. Finally, the authoritarian style seems to predict the “parental involvement and school volunteering” dimension. In short, these results show the importance of intervention with parents and guardians in helping students in the various socialization contexts. In the future it would be important to investigate in depth the involvement and parental style dimensions in order to enhance students’ abilities.
Description: Exame público realizado em 8 de julho de 2020, às 17H00
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/11067/5688
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao de Mestrado.pdf
  Restricted Access
Dissertação de mestrado2,46 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.