Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5688
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorgado, Alice Murteira-
dc.contributor.authorDomingues, José Eduardo Santos-
dc.date.accessioned2020-10-15T11:20:45Z-
dc.date.available2020-10-15T11:20:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5688-
dc.descriptionExame público realizado em 8 de julho de 2020, às 17H00-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.description.abstractA parentalidade tem sido amplamente estudada nas últimas décadas, afigurando-se os estilos e o envolvimento parental como fatores que influenciam os filhos em vários domínios. Os alunos com dificuldades de aprendizagem podem ter mais dificuldades em determinados contextos (e.g. escola) e por isto estudar estas variáveis nesta população, especialmente com as mudanças decorrentes do D.L. 54/2018, torna-se particularmente pertinente. O objetivo deste estudo foi o de perceber as relações entre estas variáveis relativamente a alunos com e sem dificuldades de aprendizagem. Neste estudo participaram 80 pais e encarregados de educação (73 do sexo feminino e 7 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 24 e os 59 anos. Utilizou-se o questionário sociodemográfico, o questionário de estilos e dimensões parentais – versão reduzida e o questionário de envolvimento entre pais e professores. Verificou-se a existência de diferenças significativas no envolvimento parental entre pais de filhos com e sem dificuldades de aprendizagem. Encontrou-se também uma relação entre os estilos democrático e autoritário e a dimensão “envolvimento parental e voluntariado na escola”. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que, na amostra estudada, o estilo autoritário parece predizer a dimensão “envolvimento parental e voluntariado na escola”. Em suma, os resultados do presente estudo demonstram a importância de intervir com pais e cuidadores no sentido de ajudar os alunos nos vários contextos de socialização. Futuramente seria importante investigar de forma aprofundada as dimensões do envolvimento e dos estilos parentais no sentido de potenciar as capacidades dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractParenting has been widely studied in recent decades, with parenting styles and involvement as factors that influence children in several domains. Students with learning difficulties may have more difficulties in certain contexts (e.g. school) and therefore studying these variations in this population, especially with the changes from D.L. 54/2018, becomes relevant. The aim of this study was to detect the relationships between these variables in students with and without learning difficulties. In this study, 80 parents and guardians (73 females and 7 males) aged between 24 and 59 years. The sociodemographic questionnaire, the parenting styles and dimensions questionnaire - short form and the parent-teacher involvement inventory – parent version were used. It was found that there are significant differences between the involvement of parents of children with learning difficulties and without learning difficulties. There were also correlates between the “parental involvement and school volunteering” dimension and the democratic and authoritarian styles. Finally, the authoritarian style seems to predict the “parental involvement and school volunteering” dimension. In short, these results show the importance of intervention with parents and guardians in helping students in the various socialization contexts. In the future it would be important to investigate in depth the involvement and parental style dimensions in order to enhance students’ abilities.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectRendimento Escolarpt_PT
dc.subjectAspectos Sociaispt_PT
dc.subjectPersonalidadept_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário sociodemográficopt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário de estilo e dimensões parentais - versão reduzidapt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário de envolvimento entre pais e professorespt_PT
dc.titleInfluência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escolapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202501787-
dc.date.embargo2022-10-15-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Mestrado.pdfDissertação de mestrado2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.