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dc.contributor.advisorFabião, Henrique Jorge Gonçalves-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana João Marques da Costa e-
dc.date.accessioned2020-07-09T16:33:16Z-
dc.date.available2020-07-09T16:33:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5611-
dc.descriptionExame público realizado a 26 de maio de 2020, às 17h00-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arquitectura-
dc.description.abstractResumo: As silenciosas intensidades da arquitectura surge da vontade de compreender uma arquitectura mais profunda. Neste sentido, abordamos o modo como as diferentes dimensões da arquitectura se relacionam com o conceito do silêncio. A procura pela poética do silêncio, a produção criativa e a leitura dos espaços arquitectónicos fazem parte do percurso silente realizado pelo homem, enquanto criador e usufruidor. A comunicação e a experiência da arquitectura ocorrem, essencialmente, através do silêncio, criando um diálogo privado entre a obra e o usufruidor, num acto íntimo e intransmissível, que tenta relacionar a exterioridade do mundo com interioridade do indivíduo. O silêncio é cheio de significados e actua através de elementos arquitectónicos capazes de transformar o lugar. Desta forma, reflectimos sobre os elementos arquitectónicos intervenientes na construção dos espaços singulares. A nossa reflexão passa por uma compreensão sobre a forma como estas características se expõem, o seu significado e como são percepcionadas pelo usufruidor. Perante esta reflexão, analisamos as contribuições de Tadao Ando e Louis Kahn, casos de referência que, no nosso entender, conseguem transmitir um ambiente transcendente, através da utilização dos elementos arquitectónicos abordados, exprimindo-se em algo que a linguagem é incapaz de traduzir. Ambos criam atmosferas únicas e autênticas, dando forma a espaços que se apoderaram das palavras do homem.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The silent intensities of architecture arises from the desire to understand a deeper architecture. With this intention, we approach how the different dimensions of architecture relate to the concept of silence. The search for the poetics of silence, creative production and architectural spaces comprehension are all part of the silent path accomplished by man both as creator and user. Architecture’s communication and experience occur essentially through silence, creating a private dialogue between work and user, in an intimate and non-transferable act, that tries to relate the world’s exteriority with the individual’s interiority. Silence is full of meanings and acts through architectural elements capable of transforming the space. Therefore, we reflect on those elements involved in the construction of unique places. Our reflection involves an understanding of how these characteristics are exposed, their meaning and how they are perceived by the user. Given this reflection, we analyze the contributions of Tadao Ando and Louis Kahn, reference cases that, from our perspective, manage to transmit a transcendent environment, through the use of the approached architectural elements, which expressed in something that language cannot translate. Both create unique and authentic atmospheres, shaping spaces that have taken over man’s words.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectTeoria da arquitecturapt_PT
dc.subjectSilêncio - Arquitecturapt_PT
dc.subjectLuz - Arquitecturapt_PT
dc.subjectSombra - Arquitecturapt_PT
dc.subjectAtmosfera - Arquitecturapt_PT
dc.titleAs silenciosas intensidades da Arquitecturapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202488454-
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