Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5588
Título: Despertar com harmonia : a musicoterapia e o idoso em contexto institucional
Autor: Brito, Ana Catarina Lima de, 1982-
Orientador: Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-
Amaro, Anabela de Almeida Mendes, 1977-
Palavras-chave: Musicoterapia para idosos
Idosos - Assistência em instituições - Portugal - Sertã
Musicoterapia - Prática profissional
Santa Casa da Misericórdia (Sertã, Portugal). Lar António Ferreira Alberto - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 2019
Resumo: O presente documento integra a exposição e a reflexão do trabalho realizado ao longo do ano no âmbito do estágio curricular do Curso de Mestrado de Musicoterapia, lecionado na Universidade Lusíada de Lisboa. Este estágio foi realizado na valência do Lar António Ferreira Alberto, pertencente à Santa Casa Misericórdia da Sertã, com o intuito de realizar intervenções musicoterapêuticas em idosos institucionalizados e com patologias crónicas, alguns deles em situação de acamado. O estágio teve a duração de 8 meses, onde foram realizadas intervenções de musicoterapia a 20 utentes, dos quais 3 receberam sessões individuais e os restantes terapia de grupo. Para além de uma exposição de enquadramento teórico sobre a Musicoterapia e a sua aplicação em geriatria, bem como a descrição das metodologias adotadas ao longo do estágio, este relatório inclui dois estudos de caso demonstrativos deste tipo de intervenção. O primeiro relata a evolução terapêutica de uma utente com diagnóstico da patologia de Parkinson, em sessões individuais, e o segundo descreve o trabalho com dois utentes com diagnóstico de AVC, demência, insuficiência cardíaca e doença hepática. Os resultados alcançados através das intervenções musicoterapêuticas foram analisados através da visualização das gravações de vídeo, das folhas de registo das sessões e das grelhas de observação, de forma a avaliar a evolução terapêutica dos utentes. De acordo com os planos terapêuticos elaborados, os objetivos foram atingidos com sucesso nos dois estudos de caso. Concluiu-se assim, que as intervenções musicoterapêuticas são uma ferramenta importante no trabalho com idosos institucionalizados, promovendo o relacionamento social e interpessoal, reduzindo a apatia, estimulando a expressão e a comunicação verbal ou não-verbal, e ainda contribuindo para o alívio de sentimentos de perda.
The present report describes the work performed within the curricular internship of the Master's Degree in Music Therapy, taught at the Lusíada University, Lisbon. The internship was carried out in the nursing home Lar António Ferreira Alberto (nursing home unit of Santa Casa Misericórdia da Sertã) with the goal of conducting music therapy interventions in institutionalized elderly, some of whom bedridden, with chronic pathologies. The internship had the duration of 8 months. During this period, music therapy intervention sessions were conducted in 20 patients: 3 patients received individual sessions and 17 patients were involved in group therapy sessions. This report presents a theoretical framework on music therapy and its application in geriatrics, and it describes the methodologies adopted during the internship as well as two case studies. The first case study reports the therapeutic improvement of a patient diagnosed with Parkinson's disease, who was involved in individual sessions, and the second case describes the work performed with two patients diagnosed with stroke, dementia, heart failure and hepatic disease. The intervention outcomes and results were analyzed by means of video recordings, session recording sheets and observation grids, in order to evaluate the therapeutic improvement of the patients. According to the therapeutic plans, the goals were successfully achieved in both case studies. In conclusion, music therapy intervention was shown to be an important tool in working with institutionalized elderly, as it promotes social and interpersonal relationships, reduces apathy, stimulates verbal and nonverbal communication, and helps coping with grief and loss.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 8 de Maio de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5588
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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