Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5560
Title: De fora para dentro, da relação à elaboração programa de intervenção preventiva e terapêutica em grupo para crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais no período de latência
Other Titles: From the inside to the ouside, from the relation to the elaboration preventive and clinical group intervention program for children with behavioral and relationship difficulties in the latency period
Author: Verríssimo, Ana
Candeias, Mara
Galvão, Patrícia
Matos, Teresa
Keywords: Promoção da saúde mental - Portugal
Saúde mental infantil - Portugal
Psicoterapia de grupo para criança
Issue Date: 2019
Citation: Verríssimo, Ana [et al.] (2019) - De fora para dentro, da relação à elaboração programa de intervenção preventiva e terapêutica em grupo para crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais no período de latência. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:2 (2019) 175-200.
Abstract: A investigação atual e a casuística dos serviços de saúde públicos e privados indicam que as perturbações emocionais, do comportamento e da relação na terceira infância ou latência têm vindo a aumentar, sendo particularmente evidentes em contexto escolar, dadas as sérias implicações que demonstram ter ao nível das interações e das aprendizagens. O presente projeto de investigação visa a implementação e verificação de eficácia de um programa de intervenção e prevenção em grupo, tendo como objetivo a melhoria sintomática e a promoção da saúde mental infantil em crianças entre os 8 e os 10 anos, a frequentar o 1º ciclo de escolaridade, numa escola do concelho de Loures. Para o efeito contou com 24 participantes, divididos em três grupos – intervenção, prevenção e controlo – e um grupo de pais. Teve como fatores diferenciadores a aplicação de uma intervenção em grupo em contexto escolar, a introdução de uma intencionalidade preventiva numa população não-clínica/sem patologia mental, e a intervenção sob a forma de um programa estruturado, com atividades construídas e selecionadas pela sua pertinência e ligação aos temas que se consideraram importantes para o desenvolvimento emocional infantil neste período etário. A investigação encontra-se em curso, com término previsto para Dezembro de 2019.
Current research and statistics from public and private health services indicate that emotional, behavioral and relationship disorders in the late childhood or latency are increasing and are particularly obvious in school settings, given the serious implications on interactions and learning. This research project aims to implement and verify the effectiveness of a group intervention and prevention program, hoping to accomplish symptomatic improvement and the promotion of children’s mental health, in children between the ages of 8 and 10, attending the first grade, in a school located in Loures. For this purpose, the project included 24 participants, divided in three groups - intervention, prevention and control -, and a group of parents. The differentiating factors were the application of a group intervention in a school context, the introduction of a preventive intentionality in a non-clinical population, and the intervention through a structured program, with activities built and selected by their relevance and connection to the subjects that were considered important for children’s emotional development in this age group. This is an ongoing investigation, with the end scheduled for December 2019.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p.175-200.
URI: http://hdl.handle.net/11067/5560
https://doi.org/10.34628/kkbb-8727
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 10, n. 2 (2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v1_n2_2019_13.pdf111,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons