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dc.contributor.authorFaria, Liliana-
dc.date.accessioned2020-06-24T15:08:15Z-
dc.date.available2020-06-24T15:08:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5556-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/jsss-m374pt_PT
dc.descriptionRevista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p.105-124pt_PT
dc.description.abstractA televisão tem um papel importantíssimo enquanto fonte de informação sobre profissões e sobre o mundo do trabalho, mas também na criação de estereótipos na sociedade, que podem afetar o modo como os jovens planeiam as suas vidas. A perceção dos jovens quanto às profissões é um fator preponderante, pois a imagem estereotipada pode influenciar as suas decisões de carreira condicionando a sua atuação profissional futura. O objetivo deste estudo é analisar os hábitos de consumo televisivo dos jovens, bem como as suas visões acerca das profissões, através de um estudo descritivo que envolveu 38 estudantes (36,8% homens e 63,2% mulheres), com idades compreendidas entre os 17 e os 27 anos, que preencheram um inquérito de resposta aberta. Resultados preliminares demonstraram que os programas televisivos mais assistidos pelos jovens são maioritariamente séries e filmes, do género drama e comédia, que retratam sobretudo profissões de polícias, advogados e médicos, cujas personagens principais são caucasianas (76%). Os resultados demonstram, ainda, que os jovens consideram existir profissões mais adequadas para homens (construção civil, desporto e seguança) e para mulheres (lojista, secretária, trabalhos relacionados com saúde, estética e educação), por exigirem mais ou menos esforço físico. Discutem-se possíveis abordagens de mitigação dos estereótipos relativos às profissões, recorrendo à televisão.pt_PT
dc.description.abstractTelevision plays a very important role as a source of information on professions and the world of work, but also on the creation of stereotypes in society that can affect the way young people plan their lives. The perception of young people about professions is a preponderant factor, since the stereotyped image can influence their career decisions, conditioning their performance as a professional future. The objective of this study is to analyze the habits of television consumption of young people, as well as their visions about the professions, through a descriptive study that involved 38 students (36.8% men and 63.2% women), ages aged 17 to 27, who completed an open-ended survey. Preliminary results have shown that television shows that are most assisted by young people are mostly drama series and films, mostly drama and comedy films, which portray mostly police, lawyer and medical professions, whose main characters are Caucasian (76%). The results also show that young people consider that there are more appropriate professions for men (construction, sports and safety) and for women (shopkeepers, secretaries, work related to health, aesthetics and education) because they require more or less physical effort. Possible approaches to mitigate stereotypes related to the professions through television are discussed.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEsteriótipos (Psicologia social) na televisãopt_PT
dc.subjectAdolescentes - Empregopt_PT
dc.titleTelevisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitáriospt_PT
dc.title.alternativeTelevision, stereotypes and professions: Perceptions of university studentspt_PT
dc.typearticlept_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 10, n. 2 (2019)

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