Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5343
Title: A representação social do dinheiro : algumas perspectivas teóricas e empíricas
Author: Costa, Vítor Manuel Pina da
Keywords: Moeda - Aspectos sociais
Moeda - Aspectos psicológicos
Moeda - Aspectos sociológicos
Economia - Aspectos sociológicos
Issue Date: 2003
Citation: Costa, Vítor Manuel Pina da (2003) - A representação social do dinheiro : algumas perspectivas teóricas e empíricas. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:2-3 (2003) 89-113.
Abstract: O dinheiro tem um papel central na vida moderna, mas a sua natureza tem sido pouco estudada por economistas e sociólogos e, portanto, uma questão pouco cuidada de investigação nas ciências sociais. A ciência económica produz, habitualmente, definições mais ou menos curvilíneas sabre o dinheiro, considerando-o sobretudo como simples meio de troca, o que não e suficiente para captar o significado e funções do dinheiro na sociedade. A antropologia descobriu factos interessantes acerca das origens, costumes e rituais sabre o dinheiro, salientando o facto de que, limitar a ideia de dinheiro a coisas que não tem valor de uso, coloca uma grande restrição sobre o que pode funcionar como dinheiro. Não existe uma sociologia sistemática do dinheiro, mas reconhece-se que o mundo da realidade e o mundo do valor tem cada um o seu próprio modo de existir e o dinheiro surge no mundo dos valores porque facilita a passagem da realidade ao valor. No campo da psicologia social a perspectiva e a da formação das atitudes face ao dinheiro, pelas variáveis (género, idade, posição social, etc.) que elas possam estar relacionadas e, também, com a identificação dos significados associados ao dinheiro. A perspectiva cultural centra-se nas classificações cognitivas e na evocação dos significados do dinheiro. A ideia principal e que a cultura determina o que e o dinheiro, o que e usado como tal e como e usado, sendo o dinheiro frequentemente abordado como variável dependente.
Description: Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 2-3 (2003). - p. 89-113.
URI: http://hdl.handle.net/11067/5343
https://doi.org/10.34628/gsxa-wq37
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 02-3 (2003)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lee_02_03_2003_05.pdf23,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons