Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/5340
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, José Eduardo dos Santos Soares, 1939- | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T15:45:38Z | - |
dc.date.available | 2020-03-19T15:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, José Eduardo dos Santos Soares (2003) - Educação e investigação : especificidade da ciência da economia. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:2-3 (2003) 9-39. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/5340 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/hh76-s489 | - |
dc.description | Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 2-3 (2003). - p. 9-39. | pt_PT |
dc.description.abstract | Cada ciência, à medida que progride, tende a modificar o objecto da sua pesquisa para o adaptar aos seus próprios meios de concepção e de expressão, alterando consequentemente o nível de conhecimento científico anterior. As ciências sociais não permitem uma compreensão do comportamento humano compatível à compreensão que as ciências "naturais" dão para o resto da natureza. As atitudes que a seu respeito se assumem não são constrangidas pelas características físicas dos fenómenos em questão. A economia, enquanto ciência, pressupõe certos factos históricos acerca das pessoas e das sociedades que em si mesmos são parte da economia. Sendo uma ciência formalizada sistematicamente, não é independente do contexto bio1ógico, imune à História ou ao estado de Direito. A acção humana pode considerar-se inteligente quando a solução não é obtida por um simples cálculo mecânico, mas no termo duma serie de decisões que implicam certa liberdade de escolha. A aprendizagem significativa contrasta com a aprendizagem por memorização, em termos de funcionamento neurobiológico do cérebro. A Universidade ensina as questões de hoje e deve preparar os alunos para que eles próprios saibam dar respostas às novas questões de amanha. Deve, portanto, inculcar nos alunos as capacidades pessoais de comunicação, relação interpessoal, de apreensão dos sinais dos tempos, de iniciativa e de sentido crítico. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Educação e investigação : especificidade da ciência da economia | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.identifier.citationtitle | Educação e investigação : especificidade da ciência da economia | - |
dc.identifier.citationauthor | Carvalho, José Eduardo dos Santos Soares | - |
Appears in Collections: | [ULL-FCEE] LEE, n. 02-3 (2003) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lee_02_03_2003_02.pdf | 25,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License