Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5273
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, João Martins, 1939--
dc.date.accessioned2020-03-11T16:44:27Z-
dc.date.available2020-03-11T16:44:27Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationVieira, João Martins (2007) - O turismo em Portugal : situação actual e caminhos de futuro. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:7 (2007) 9-36.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5273-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/txs6-xm79-
dc.descriptionLusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 7 (2007). - p. 9-36.pt_PT
dc.description.abstractO turismo e o caso de maior sucesso económico em Portugal no último meio seculo, representando hoje uma importante parcela do produto nacional e contribuindo significativamente para a balança de pagamentos, para a criação de emprego, para a implementação de novas infraestruturas e para o desenvolvimento regional. Porem, para que este sucesso se mantenha e consolide no futuro e necessária que nos preparemos para enfrentar com sucesso os importantes e novos desafios que se espera venham então a surgir, actualizando o nosso tradicional paradigma de desenvolvimento do turismo. Estamos portanto hoje num crucial momento de viragem. Contudo, só conseguiremos definir os novos objectivos e os caminhos a percorrer para la chegarmos se soubermos onde estamos e como aqui chegamos. Daí a necessidade de caracterizarmos a situação actual do turismo em Portugal quer como ponto de chegada de um percurso já de meio seculo, quer como plataforma de partida para o futuro. Este trabalho tem como objectivo contribuir para essa caracterização e sugerir alguns desses caminhos. Com base nos elementos estatísticos disponíveis e tradicionais faz-se uma analise da evolução do turismo no ultimo meio seculo apontando alguns dos erros cometidos e pontos fracos do sector e terminando com a indicação dos principais factores condicionantes do sucesso que pretendemos alcançar percorrendo os caminhos do novo turismo em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractTourism is the most important economic success case in Portugal in the last half century. Today, tourism represents a significant share of the national product and gives a considerable contribution to new employment, to the equilibrium of the balance of payments, to the implementation of new infrastructures and to regional development. However to keep and consolidate this success in the future, and in order to face the new and important challenges, we have to adapt and change our traditional tourism development paradigm. We are today in a crucial turning moment. Although we will only be able to define the new objectives and how to get there if we know where we are now and how we arrived at the present situation. We have then to characterize the actual situation of tourism in Portugal as an arrival point of a course of half century as well as a platform for the future. The purpose of this paper is to present a contribution for that characterization and suggest some of those ways. Based on available and traditional statistical data an analysis of the evolution of tourism in the last half century is presented pointing to some of the errors undertaken and the sector's week points finalizing with the presentation of the main implied factors of the success we aim to reach going through the paths of the new tourism in Portugal.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo - Portugalpt_PT
dc.titleO turismo em Portugal : situação actual e caminhos de futuropt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleO turismo em Portugal : situação actual e caminhos de futuro-
dc.identifier.citationauthorVieira, João Martins-
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] LEE, n. 07 (2007)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
lee_07_2007_2.pdf12,83 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons