Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5239
Title: A importância da gestão de competências nas organizações
Author: Mendes, João Fernando de Sousa, 1964-
Coelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-
Keywords: Qualificações profissionais
Gestão de pessoal
Issue Date: 2009
Citation: Mendes, João Fernando de Sousa ; Coelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento (2009) - A importância da gestão de competências nas organizações. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:9 (2009) 111-139.
Abstract: O presente artigo tem por objectivo analisar as competências que um individuo possui ou pode desenvolver no contexto do trabalho, no âmbito do saber do saber-fazer e do saber-ser. A avaliação do desempenho esta directamente relacionada com as competências do indivíduo, permitindo definir quais as competências necessárias para a execução das tarefas num posto de trabalho. O recrutamento e selecção ode indivíduos para a organização baseiam-se nas competências necessárias para a execução das tarefas, que devem ser desempenhadas com rigor eficiência, eficácia, por forma a produzir satisfação do trabalhador e consequente aumento da produtividade. Nesta perspectiva, desenvolvem-se os actuais conceitos e opiniões sobre competências, assim como os principais modelos associados a temática da gestão do conhecimento. Também se analisam as comunidades de pratica, onde o conhecimento e criado e partilhado dentro das organizações e desenvolvem-se as competências emocionais, que actualmente são um requisito importante no activo das organizações.
The present research paper aims at analysing the competencies that an individual has or can develop in the work context, in the scope of "to know", "to know-making" and "to know-being". The performance evaluation is related with the individual abilities, allowing to define which are the necessary competencies for the task execution. The individuals' recruitment and selection are based on the necessary abilities for the tasks execution that must be performed with rigor, efficiency, and effectiveness in order to produce workers satisfaction and consequent increase of productivity. In this perspective, concepts and opinions are developed on competencies, as well as the main models associated to the subject of knowledge management. The paper, on one hand, analyses the communities of practices, where the knowledge is created and shared inside the organizations and, on the other hand, develops the emotional competencies, which are currently an important requirement in the organizations' assets.
Description: Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 111-139.
URI: http://hdl.handle.net/11067/5239
https://doi.org/10.34628/1ctm-m982
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 09 (2009)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lee_9_2009_06.pdf12,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons