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http://hdl.handle.net/11067/5004
Title: | Musicoterapia em neurorreabilitação pediátrica : abordagem coterapêutica com fisioterapia |
Author: | Gomes, Maria Luísa Santos Toledo, 1981- |
Advisor: | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- Isabel, Ana Catarina Violante da, 1987- |
Keywords: | Distúrbios psicomotores nas crianças - Pacientes - Reabilitação Distúrbios da cognição nas crianças - Pacientes - Reabilitação Musicoterapia para crianças Musicoterapia - Prática profissional Cresce com Amor (Póvoa de Santa Iria, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
Issue Date: | 2020 |
Abstract: | No presente relatório expõe-se o trabalho realizado em contexto do estudo de investigação “Musicoterapia em Neuropediatria: Uma abordagem em coterapia” no âmbito do estágio curricular do curso de mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. O Cresce com Amor constituiu o local de estágio e sendo um centro de fisioterapia e terapias especializadas, os seus clientes são crianças e jovens com necessidades de saúde e reabilitação variadas - físicas, neurológicas, cognitivas, comportamentais, disfunções comunicativas e de linguagem, atrasos globais do desenvolvimento e Perturbações do Espectro do Autismo. Através do recurso a sessões de musicoterapia e de musicoterapia em coterapia com fisioterapia, verificamos que as experiências musicais recreadas e as relações empáticas geradas através da interação musical ajudam os clientes a melhorarem e/ou a recuperarem as suas funções, promovendo o desenvolvimento neuropsicomotor, a qualidade de vida e a das suas famílias, a melhoria de estados de humor, prazer e motivação e estimulando processos de aprendizagem e de participação social. Ao longo de oito meses foram efetuadas sessões individuais com onze clientes entre os 18 meses e os 24 anos e apresentam-se dois casos práticos em profundidade. Para avaliação foi aplicada a escala The Individual Music-Centered Assessment Profile for Neurodevelopmental Disorders (IMCAP-ND) desenvolvida por Carpente (2013) e de forma qualitativa, recorreu-se também à observação direta e comparativa, em contexto de sessão, de itens que apresentavam défices. Os resultados apontam para uma melhoria significativa em todas as dimensões avaliadas, podendo concluir-se que a musicoterapia, tanto na sua forma exclusiva como em coterapia com fisioterapia, exerce um efeito muito benéfico no processo de reabilitação de crianças com perturbações neuromotoras. This paper reports the work carried out in the context of the research study "Music Therapy in Neuropediatrics: An approach in co-therapy" within the curricular internship of the master's degree in music therapy at University Lusíada de Lisboa. Cresce com Amor was the place of internship and being a physiotherapy and specialized therapies center, its clients are children and young people with varied health and rehabilitation needs - physical, neurological, cognitive, behavioral, with communicative and language dysfunctions, global developmental delays and autism spectrum disorders. Through the use of music therapy sessions and music therapy sessions in co-therapy with physiotherapy, we can see that recreated musical experiences and empathic relationships generated through musical interaction help clients to improve and/or recover their functions, promoting neuropsychomotor development, quality of life and of their families, mood states, pleasure and motivation improvements and stimulating learning processes and social participation. Over the course of eight months, individual sessions were held with eleven clients between the ages of 18 months and 24 years and two case studies are presented in-depth. For evaluation purposes, the Individual Music-Centered Assessment for Neurodevelopmental Disorders (IMCAP-ND) scale developed by Carpente (2013) was applied and qualitatively, direct observation and comparison was also used, in session context, for items that showed capacity shortfalls. The results point to a significant improvement in all dimensions evaluated and it can be concluded that music therapy, both in its exclusive form and in co-therapy with physical therapy, has a very beneficial effect on the rehabilitation process of children with neuromotor disorders. |
Description: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019 Exame público realizado em 18 de Janeiro de 2020 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/5004 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
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