Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4985
Título: A alienação social e o seu impacto no bem-estar dos adolescentes portugueses
Autor: Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Gaspar, Tânia, 1977-
Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Oliveira, Maria Letícia
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Palavras-chave: Interacção social na adolescência
Resiliência (Traço da Personalidade) na Adolescência
Isolamento social
Data: 2019
Citação: Tomé, Gina Maria Quinás [et al.] (2019) - A alienação social e o seu impacto no bem-estar dos adolescentes portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:1 (Janeiro-Dezembro 2019) 229-239.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o impacto da alienação nos sentimentos de pertença a um grupo, relação com os amigos e bem-estar dos adolescentes portugueses. Participaram no estudo 5695 adolescentes portugueses, com média de idades de 15,46 anos (DP=1,80), que frequentavam o 8º,10º e 12º ano de escolaridade em Portugal continental, no âmbito do estudo do Health Behaviour in School aged Children (HBSC). Foram realizados dois modelos de path análise, um para o grupo de adolescentes mais resiliente e um para o grupo menos resiliente, onde se verificou que o impacto negativo da alienação social no bem-estar dos adolescentes foi maior no grupo menos resiliente. A relação com os amigos surge associada a menos alienação social, assim como os sentimentos de pertença a um grupo, em ambos os grupos de resiliência, no entanto no grupo menos resiliente o impacto dos sentimentos de pertença diminui enquanto o impacto da relação com os amigos aumenta. O impacto negativo da alienação social no bem-estar dos adolescentes é evidente e torna-se essencial promover competências que previnam essas consequências e promovam o bem-estar dos adolescentes. A resiliência surge como um fator de proteção para as consequências negativas da alienação social. Os resultados apresentados reforçam a necessidade de implementar entre os adolescentes programas que promovam as suas competências pessoais e sociais com enfase na resiliência.
The aim of this study was to analyse the social alienation impact on the feelings of belonging to a group, friends’ relationships and wellbeing of Portuguese adolescents. Methods: A total of 5695 Portuguese adolescents with a mean age of 15.46 (SD=1.80), attending the 8th, 10th and 12th years of schooling in mainland Portugal were included in the Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) study. Two models of path analysis were executed, one for the more resilient group of adolescents and one for the less resilient group, where it was found that the negative impact of social alienation on adolescents’ wellbeing was greater in the less resilient group. The friend’s relationship appears associated with less social alienation, as well as the feelings of belonging to a group, in both groups of resilience, nevertheless in the less resilient group the impact of the feelings of belonging reduces while the impact of the relation with the friends increases. The negative impact of social alienation on the wellbeing of adolescents is evident and it is essential to promote skills that prevent these consequences and promote the well-being of adolescents. Resilience emerges as a protective factor for the negative consequences of social alienation. Presented results strengthen the need to implement among adolescents’ programs that promote their personal and social skills with emphasis on resilience.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 229-239.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4985
https://doi.org/10.34628/v6ed-1937
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 10, n. 1 (2019)

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