Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4964
Título: Tecnologias de informação e comunicação versus isolamento social/individual : causa ou consequência - questões antigas e novas realidades
Autor: Gomes, Cristina Maria dos Santos Nunes Pires Caramelo, 1963-
Data: 2002
Resumo: A expressão "isolamento social" é um tema cuja definição não é fácil de encontrar. Há muito que a autora desenvolve investigação sobre o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TI C) nos novos métodos de trabalho e modos de vivência. Nesta matéria, a generalidade dos autores apresenta o "isolamento social" como uma desvantagem ou impacto negativo das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Esta associação não aparece, no entanto cientificamente fundamentada, facto que por si só justifica uma investigação mais detalhada. As TI C, designadamente a Internet, podem ser utilizadas para trabalhar, investigar, aceder a serviços públicos e a actividades humanitárias e até como meio de socialização e lazer. Esta última utilização como que fundamenta a afirmação de alguns autores que referem que a introdução das TIC nos locais de trabalho é um agente de diminuição do contacto presencial. A disponibilidade da mesma tecnologia na habitação aumenta, segundo os mesmos autores, a possibilidade de desenvolver uma personalidade isolada e "workaholic".
Descrição: Globalização / [coordenação de] Victor Manuel Canedo Neves. - Lisboa : Universidade Lusíada, 2002. - P. 11-21.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4964
Tipo de Documento: Parte de Livro
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] SdA, n. 04 (2002)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sda_4_2.pdf4,43 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons