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dc.contributor.advisorFerreira, Fernanda Amélia Fernandespor
dc.contributor.authorFernandes, Carla Filipa de Freitas Lopes-
dc.date.accessioned2013-10-11T14:20:20Z-
dc.date.available2013-10-11T14:20:20Z-
dc.date.issued2013-10-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/490-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Matemática, Universidade Lusíada de Lisboa, 2010.por
dc.descriptionExame público realizado em 16 de Abril de 2012.por
dc.description.abstractO objectivo desta dissertação é estudar uma aplicação da Teoria dos Jogos à modelização matemática de alguns tipos de mercados. Há dois ramos distintos da Teoria dos Jogos: teoria dos jogos cooperativos e teoria dos jogos não-cooperativos. Este trabalho enquadra-se na teoria dos jogos não cooperativos em que cada jogador escolhe a sua estratégia tendo em conta os seus próprios interesses, isto é, cada um escolhe aquilo que pensa ser o «melhor» para si próprio. Um dos principais conceitos na teoria dos jogos não cooperativos é o equilíbrio de Nash, frequentemente utilizado para solução do jogo. Ao nível da Organização Industrial e Economia, a Teoria dos Jogos é usada em modelos para analisar o comportamento das empresas no mercado. Neste trabalho, considerando por base dois modelos clássicos da Teoria dos Jogos /Organização Industrial, modelo de Cournot e modelo de Stackelberg, estudamos mercados com determinadas características. O modelo de Cournot consiste em duas empresas, únicas produtoras de um determinado produto, decidirem, simultaneamente e sem comunicação entre si, a quantidade a produzir. No modelo de Stackelberg, em que as variáveis de decisão também são as quantidades, existe a diferença de que, relativamente ao modelo de Cournot, ao invés de decidirem simultaneamente, as empresas decidem uma após a outra: Existe uma empresa líder, que decide em primeiro lugar, e uma empresa seguidora que toma a sua decisão tendo como um dado a decisão da primeira. De entre os modelos matemáticos que estudamos, são caracterizados mercados internacionais, com pagamentos de taxas de exportação; mercados em países com políticas efectivas de preservação ambiental, em que há lugar ao pagamento de impostos ambientais e taxas para regular a importação; e mercados em que competem empresas privadas, empresas públicas e empresas sem fins lucrativos, a que correspondem diferentes tipos de função objectivo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModelos matemáticospor
dc.subjectTeoria dos jogospor
dc.titleModelos matemáticos em competição mistapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationLisboapor
dc.identifier.tid201789078-
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

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