Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/484
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977- | por |
dc.contributor.advisor | Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981- | por |
dc.contributor.author | Cosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978- | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-11T11:44:51Z | - |
dc.date.available | 2013-10-11T11:44:51Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/484 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013. | por |
dc.description | Exame público realizado em 27 de Setembro de 2013. | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objectivo aprofundar o conhecimento existente sobre os alunos adultos de instrumentos musicais, sobre as suas características físicas, psicológicas e cognitivas, assim como as suas perspectivas, dificuldades e motivações em relação a esta aprendizagem. Pretende-se ainda analisar os métodos de iniciação à flauta utilizados em Portugal e confrontar o resultado dessa análise com os dados recolhidos sobre os alunos adultos, assim como o ponto de vista pessoal dos mesmos (recolhido através de entrevistas abertas), e chegar a uma conclusão sobre a adequação dos métodos utilizados com estes alunos. Na idade adulta, o corpo humano e a parte psicológica e cognitiva, sofrem alterações que influenciam directamente a aprendizagem de um instrumento e conferem a estes indivíduos características diferentes daquelas que têm os alunos em idades escolares. Deste modo, estes alunos não devem ser ensinados segundo as tradições e técnicas da pedagogia geral, mas sim as da andragogia, que visam dar poder ao aluno sobre a sua própria aprendizagem. O presente estudo concluiu que o adulto, graças à sua maior capacidade metacognitiva, experiência de vida e maior conhecimento da sua motivação interna, pode aprender melhor do que as crianças, trazendo-lhe esta aprendizagem grandes benefícios ao nível físico, psicológico e social. Apesar de apresentar algumas lacunas, o livro “Beginner’s book for the flute” de Trevor Wye, o qual os alunos afirmam apreciar, é aquele que parece ser mais eficaz e o que melhor se enquadra no ensino da flauta em idade adulta. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Flauta - Instrução e estudo | por |
dc.subject | Flauta - Métodos | por |
dc.subject | Flauta - Estudos e exercícios | por |
dc.title | Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
dc.identifier.tid | 201778505 | - |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_sofia_cosme_dissertacao.pdf | Texto integral | 856,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.