Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4793
Title: O trauma da hiperactividade, ou a hiperactividade do trauma? : história de um estudo de caso
Other Titles: The trauma of hyperactivity, or the hyperactivity of trauma? : history of a case study
Author: Almeida, João Serra de
Keywords: Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção
Issue Date: 2018
Citation: Almeida, João Serra de (2018) - O trauma da hiperactividade, ou a hiperactividade do trauma? : história de um estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:2 (2018) 113-132.
Abstract: Neste estudo de caso, pela estruturação teórico-prática de intervenção, pretende-se reflectir sobre novas abordagens do índice de hiperactividade e as suas relações com o trauma psíquico e com a criatividade. Num primeiro momento, como o trauma desorganiza a identidade, num segundo momento, a inquietação e ansiedade e, possíveis sintomas que emergem do referido efeito, e num terceiro momento a utilização da criatividade como ponte à (re)construção do sujeito psíquico, (re)integrando o trauma e a identidade. Como tal, recorre-se à utilização de uma amostra de um caso clínico, estudado a partir do pensamento contemporâneo psicanalítico, claro, sem descurando outro tipo de abordagens, na possibilidade de um encontro e não de um desencontro entre metodologias interpretativas da psique humana.
This case study, wich debates the theoretical questions construction and not about the case himself, intends to reflect on new approaches to the index of hyperactivity and its relations with psychic trauma and with creativity. At a first moment, as trauma disorganizes identity, in a second moment, the restlessness and anxiety, and possible symptoms that emerge from said effect, and in a third moment the use of creativity as a bridge to (re) construction of the psychic subject, integrating trauma and identity. As such, we use a sample of a clinical case, studied from contemporary psychoanalytic thinking, of course, without neglecting other approaches, in the possibility of a meeting and not a mismatch between interpretive methodologies of the human psyche.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 2 (2018). - p. 113-132.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4793
https://doi.org/10.34628/szqc-wn20
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 09, n. 2 (2018)

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