Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4781
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Elsa Montenegro | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T17:08:03Z | - |
dc.date.available | 2020-01-10T17:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 0874-1611 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/4781 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/eh40-0c56 | pt_PT |
dc.description | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 49/50 (2017). - p. 67-83. | pt_PT |
dc.description.abstract | Neste artigo pretende-se debater as virtualidades das histórias de vida, enquanto instrumento de pesquisa, tomando como exemplo uma investigação já concluída. Uma investigação cujo principal objetivo foi o de analisar um projeto de intervenção que se propôs inverter trajetórias de desinvestimento na qualificação escolar de jovens cuja socialização ocorreu em contextos fortemente restritivos de oportunidades. Partindo das reflexões produzidas na referida investigação, procurar-se-á discutir como se pode tirar partido das histórias de vida não só para aprofundar a compreensão dos processos sociais que empurram numerosos jovens para as margens da sociedade, mas também para neles desencadear a tomada de consciência de que podem distanciar-se, em alguma medida, dos seus habitus2 originais e, de certo modo, provocar a alteração do seu “destino” social. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Biografia oral | - |
dc.subject | Serviço social - Investigação - Metodologia | - |
dc.title | Histórias de vida : um instrumento de pesquisa ao serviço da inclusão social | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 49-50 (2017) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
is_49_50_2017_4.pdf | 254,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License