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dc.contributor.advisorCruz, Joana Sara Ferraz da-
dc.contributor.authorPacheco, Bruno Ricardo Alves-
dc.date.accessioned2020-01-08T18:45:55Z-
dc.date.available2020-01-08T18:45:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4765-
dc.descriptionExame público realizado em 29 de outubro de 2019, às 17H30-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.description.abstractResumo: A disrupção escolar é um fenómeno que embora não sendo recente, constitui uma preocupação política, social e educativa, na medida em que perturba o vetor primário da escola, que é o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de compreender melhor este fenómeno, surge acoplada a necessidade de os sistemas educativos procederem à sua avaliação e caraterização. A presente investigação tem como objetivo caraterizar a disrupção escolar em alunos do 3º ciclo do ensino básico e compreender a relação entre a disrupção escolar e o rendimento escolar. Participaram no estudo 201 alunos de Agrupamentos de Escolas do Distrito do Porto, que se encontravam a frequentar, no ano letivo 2017/2018, o 7º ano de escolaridade. Para avaliar a dirupção escolar foi utilizada a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos – EDEP (Veiga, 1990). O rendimento escolar foi avaliado a partir de três indicadores: a média das classificações escolares dos alunos obtidas no final do 2º período, o número de negativas obtidas e o número de retenções ao longo do percurso escolar. Os resultados encontrados sugerem que os comportamentos disruptivos mais percecionados pelos alunos foram os de distração-transgressão, seguidos dos comportamentos de agressão aos colegas e posteriormente dos comportamentos de agressão à autoridade escolar. Os estudos de diferenças de médias realizados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas na disrupção escolar percebida pelos alunos, em função das suas classificações escolares, do número de negativas obtidas e do número de retenções. Estes resultados apresentam implicações diretas na prática educativa, bem como na atuação do psicólogo educacional em contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: School disruption is a phenomenon which, although not recent, is a political, social and educational concern, as it disturbs the primary school vector, which is the teaching-learning process. In order to better understand this phenomenon, the need arises for education systems to evaluate and characterize them. This research aims to characterize school disruption in middle school students and to understand the relationship between school disruption and school achievement. The study included 201 students from midlle schools in Porto District, who were attending, in the school year 2017/2018, the 7th grade. To evaluate school disruption, the “Escala de Disrupção Escolar Professada” (EDEP) was used (Veiga, 1990). School achievement was assessed based on three indicators: the average of students grades at the end of the 2nd term, the number of negatives, and the number of retentions along the school career. The results suggest that distraction-transgression were the most disruptive behaviors perceived by the students, followed by the behaviors of aggression to peers and later the behaviors of aggression to the school authority. Studies of mean differences conducted suggest that there are statistically significant differences in student disruption perceived by students, depending on their school grades, the number of negatives obtained and the number of retentions. These results have direct involvement on educational practice, as well as on the educational psychologist's performance in the school context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectRendimento Escolar - Aspectos Sociaispt_PT
dc.subjectPersonalidade - Rendimento escolarpt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos - EDEPpt_PT
dc.titleDisrupção escolar e rendimento escolar : um estudo com alunos do 3.º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202295311-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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