Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4745
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964--
dc.contributor.advisorEstoura, Dora Cristina Contreira, 1973--
dc.contributor.authorPalacios, Daniel Côrtes , 1979--
dc.date.accessioned2019-11-19T22:14:42Z-
dc.date.available2019-11-19T22:14:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4745-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 15 de Novembro de 2019pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho trata de um relatório de estágio que foi desenvolvido a partir de uma abordagem comunitária em musicoterapia, com crianças e jovens refugiados, requerentes de asilo e proteção internacional. Jovens estes, residentes da Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas (CACR), valência do Conselho Português para Refugiados (CPR). Este relatório contém uma seção de enquadramento teórico, acerca de uma bibliografia sobre o tema que serviu de base para a realização deste estágio, bem como para aplicação prática da musicoterapia com esta população alvo. O presente documento contém ainda dois estudos de caso, sendo estes, um acompanhamento individual e o outro, um estudo de caso de grupo. Com o estágio pretendeu-se contribuir para a integração destas crianças e jovens na comunidade que a própria casa constitui, bem como nas demais esferas da comunidade local. Chegamos à conclusão através de uma análise qualitativa dos dados expostos neste relatório, que o trabalho da musicoterapia comunitária com crianças e jovens refugiados cumpriu seus objetivos, contribuindo para inclusão e integração destas pessoas na sociedade de acolhimento.pt_PT
dc.description.abstractThe present work is an internship report developed from a community-based approach in music therapy with refugee children and young people, asylum seekers and international protection. These kids are residents of the House of Shelter for Refugee Children (CACR) that takes part of the Portuguese Council for Refugees (CPR). This report contains a theoretical framework section about a bibliography on the theme that served as the basis to perform this internship, as well as for the practical application of music therapy with this target population. This report also contains two case studies, one of which is an individual follow-up and the other is a study of group case. With the realization of the internship, we intended to contribute to the integration of these children and young people in the community that the house itself constitutes, as well as in the other spheres of the local community. We conclude from a qualitative analysis of the data presented in this report that the work of community music therapy with refugee children and young people has fulfilled its objectives, contributing to the inclusion and integration of these children and young people in the host society.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMusicoterapia para criançaspt_PT
dc.subjectMusicoterapia para adolescentespt_PT
dc.subjectCrianças refugiadas - Serviços para - Portugalpt_PT
dc.subjectAdolescentes refugiados - Serviços para - Portugalpt_PT
dc.subjectIntegração socialpt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectConselho Português para os Refugiados. Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleEscuta a sua voz : musicoterapia comunitária com crianças e jovens refugiadospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202310795-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mmt_daniel_palacios_dissertacao.pdfDissertação671,41 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons