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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Elizabeth Faria Real de-
dc.contributor.authorRocha, Raquel Sofia Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-09-06T13:12:10Z-
dc.date.available2019-09-06T13:12:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4680-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt_PT
dc.descriptionExame Público realizado em 26 de Abril de 2019pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma o marketing interno induz comportamentos de engagement e de work life balance nos millenials e de que forma influencia a retenção dos trabalhadores desta geração. Com base na revisão de literatura foram formuladas as hipóteses de investigação e desenhado o modelo conceptual. Os resultados foram recolhidos através de método do questionário, através do qual obtiveram-se 246 respostas que foram devidamente analisados. Depois da realização da análise de regressão linear foi possível validar as hipóteses de investigação desenhadas. O teste de hipóteses revelou que todas as variáveis em estudo encontram-se relacionadas entre si sendo que o marketing interno tem influência positiva no engagement, na satisfação, no work life balance e na retenção. O engagement também têm impacto positivo no marketing interno, na satisfação, no work life balance e na retenção. A satisfação tem influência positiva no work life balance e na retenção e por último o work life balance influencia positivamente a retenção. De uma forma geral este estudo veio reforçar que cada vez as práticas de gestão das empresas têm impactos significativos nos seus colaboradores. Tendo em consideração os resultados obtidos as empresas devem rever as suas políticas de gestão de recursos humanos de forma a motivar os seus colaboradores indo de encontro com as suas necessidades, conseguindo desta forma que sejam mais produtivos.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand how internal marketing induces engagement and work life balance in the millennials and in what way this influences the retention of workers of this generation. Based on the literature review the research hypotheses were formulated and the conceptual model was designed. The results were collected through a questionnaire method, through which two hundred and forty-six responses were duly analyzed. After the linear regression analysis, it was possible to validate the research hypotheses drawn. The hypothesis test revealed that all the variables in the study are related to each other that internal marketing has a positive influence on engagement, satisfaction, work life balance and retention. Engagement has also a positive impact n internal marketing, satisfaction, work life balance and retention. Satisfaction has a positive influence on work life balance and retention, and finally the work life balance also influences positively retention. In a general way, this study reinforces that each time company management practices have significant impacts on its employees. Taking into account the results obtained, companies should review their human resources management policies in order to motivate their employees to meet their needs, thus making them more productive.en
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_PT
dc.subjectComunicação interna - Marketing internopt_PT
dc.titleMarketing interno, retenção, engagement e work life balance nos millenialspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
degois.publication.locationVila Nova de Famalicão-
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.tid202273920-
Aparece nas colecções:[ULF-FCEE] Dissertações

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