Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4670
Title: | (Re)desenho do espaço público : Av. Dom Afonso Henriques, Porto |
Author: | Carneiro, Tânia da Silva Oliveira |
Advisor: | Tavares, Maria Fernanda Gaspar |
Keywords: | Arquitectura Acessibilidade Espaços públicos Centro histórico Porto |
Issue Date: | 2018 |
Abstract: | O presente trabalho de investigação, centra-se na mobilidade urbana e nas acessibilidades enquanto temáticas de interesse e discussão das sociedades modernas, dado
que desempenham um papel importante no modelo de desenvolvimento de um local ou região e, acima de tudo, na qualidade de vida das pessoas.
Numa cidade e dada a complexidade da sua morfologia, encontramos, relativamente à mobilidade e acessibilidades, vários constrangimentos que atingem diversos grupos de pessoas: idosos, pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, com crianças no colo ou carrinhos de bebé, invisuais, amblíopes e/ou outras deficiências. Não omitindo, obviamente, todas as pessoas em geral.
O arquiteto tem o importante papel de intervir no espaço que o rodeia, ajudando a construir esse grande organismo vivo que é uma cidade, satisfazendo as necessidades do ser humano e minimizando todos os constrangimentos, através de soluções adequadas e desenhadas para contextos específicos.
Partindo deste pressuposto, centramos o estudo na Av Dom Afonso Henriques, na cidade do Porto, artéria urbana que apresenta características deficitárias quanto à mobilidade urbana e acessibilidades, com um conjunto de barreiras identificadas, se considerarmos o enquadramento geográfico do lugar e público alvo do mesmo. Constitui-se, assim, como o nosso objeto de estudo.
O objetivo prende-se com a compreensão da responsabilidade social do arquiteto e da arquitetura, na mobilidade urbana e conformação de um espaço público acessível, através do (re)Desenho do espaço, esclarecendo a partir do objeto de estudo considerado. The present research is focused on the urbane mobility and its accessibility while thematic of interess and discussion of modern societies, once they have an important role on the development of a place or region and above all people´s life quality. In a city and due to the complexity of its morphology, we find, comparatively to mobility and accessibility, several constraints which attain different groups of people: elderly, people in wheelchairs, children in one`s arms or prams, blind, weak sightedness, and/or other incompleteness. The architect has the important role of intervening in his surrounding, helping to build that big organism which is the city, satisfying all the human beings` needs and minimizing all coersions through adapted and drawn solutions to specific contexts. Presupposing it, we center our study in Av D. Afonso Henriques in Porto, main through fares of the city which show deficient characteristics in relation to urban mobility and its accessibility with a union of identified barriers, if we consider the geographic framing of the place and the public target. This is our main goal of the study. The goal detains with the comprehension of the architect’s social responsibility and its architecture, the urbane mobility and the adjust of a public accessible place, through a redrawing of that place through the considered study. |
Description: | Mestrado Integrado em Arquitectura Exame público realizado em 14 de Maio de 2019 |
Peer reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4670 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULF-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_tania_carneiro_dissertacao.pdf Restricted Access | Dissertação | 16,36 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.