Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4645
Title: Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
Other Titles: The impact of a personal and social skills program on students at risk
Author: Freitas, Eunice
Martins, Ana Paula Loução
Simões, Celeste
Keywords: Crianças em risco - Portugal
Competências sociais em crianças - Portugal
Issue Date: 2017
Citation: Freitas, Eunice ; Martins, Ana Paula Loução ; Simões, Celeste (2017) - Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 201-218.
Abstract: Esta investigação teve por finalidade avaliar o impacto de um programa de competências pessoais e sociais junto de 80 alunos, do 2º e 4º anos de escolaridade em risco educacional. O programa de caráter preventivo compreendeu uma intervenção semanal de 90 minutos, durante 12 semanas. Neste estudo quase-experimental foram utilizados inquéritos por questionários, com o objetivo de se conhecerem as caraterísticas, as competências e os progressos dos alunos. O impacto do programa foi obtido através da análise dos resultados inferenciais e correlacionais do pré-teste/pós-teste no grupo experimental e no grupo de controlo, com vista a estabelecer relações entre variáveis, e na verificação de diferenças significativas entre grupos. De acordo com os resultados o grupo experimental desenvolveu significativamente todas as competências que constituíam o programa deste estudo, contrariamente ao grupo de controlo.
The goal of this study was to assess the impact of a personal and social skills programme on 80 second and fourth grade students at risk. The preventive programme was composed of a 90-minute weekly basis intervention for a period of 12 weeks. In this quasi-experimental design we used questionnaires to collect data on student’s characteristics, skills and progress. Inferential and correlational statistics were used to evaluate the impact of the programme, to stablish correlations between variables and to analyse differences between groups. Results showed that the group significantly developed the skills promoted by the preventive program, which did not happened to the control group.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 201-218.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4645
https://doi.org/10.34628/647e-9t43
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 2 (Julho-Dezembro 2017)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v8_n2_2017_13.pdf313,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.