Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4627
Título: Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
Outros títulos: Career intervention with youths in academic vulnerability situation
Autor: Rodrigues, Bruna
Silva, Ana Daniela
Ferreira, Sara
Cordeiro, Sílvia Amado
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chave: Orientação profissional
Insucesso escolar
Data: 2017
Citação: Rodrigues, Bruna [et al.] (2017) - Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 51-65.
Resumo: A adolescência é uma etapa do desenvolvimento de carreira caraterizada pela exploração e pela iminência de decisões escolares, com impacto na construção dos projetos de vida dos jovens. Este estudo visou avaliar o impacto de uma intervenção de carreira junto de um grupo de jovens do 9.º ano de escolaridade (N=4), com trajetórias escolares de insucesso e pertencentes a baixos níveis socioeconómicos. A intervenção incluiu oito sessões semanais com os jovens, e quatro sessões com os respetivos encarregados de educação, com a duração máxima de 60 minutos. Participaram quatro rapazes, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 16.50, DP = 1.73). Avaliou-se o nível de certeza vocacional e a adaptabilidade de carreira dos jovens em dois momentos temporais. Recolheu-se feedback oral no final de cada sessão a fim de avaliar o processo de intervenção. Quer os jovens, quer os encarregados de educação, preencheram um questionário de avaliação global da intervenção. Registaram-se diferenças marginalmente significativas entre o pré e o pós-teste em todas as dimensões avaliadas, exceto ao nível da certeza vocacional e da confiança. Tanto os jovens como os respetivos encarregados de educação realizaram uma avaliação positiva da intervenção. Estes resultados sustentam o papel promissor desta intervenção, particularmente ao nível da promoção da adaptabilidade de carreira. Importa, porém, testar a eficácia deste programa, recorrendo a designs (quasi) experimentais. Este estudo salienta a importância de impulsionar a investigação científica sobre a eficácia de intervenções de carreira junto de grupos específicos de jovens.
Adolescence is a stage of career development characterized by the exploration and imminence of educational decisions, with an impact on the construction of youths’ life projects. This study aimed to evaluate the impact of a career intervention with a group of ninth-grade students (N=4) with unsuccessful school trajectories and from low socioeconomic status. The intervention included eight sessions with the youths, and four weekly sessions with the respective caregivers, with 90 minutes each. Four young men, aged between 15 and 18 years (M = 16.50, SD = 1.73) participated. The level of career certainty and the career adaptability of the students were assessed at two time points. Oral feedback was collected at the end of each session to evaluate the intervention process. Both youths and caregivers completed a questionnaire of global assessment of the intervention. There were marginally significant differences between pre and post-test in all career dimensions, except on the level of career certainty and confidence. Youths and their caretakers made a positive evaluation of the intervention. These results support the promising role of this intervention, particularly to promote career adaptability. It is important, however, to test the effectiveness of this program by using (quasi) experimental designs. This study highlights the relevance of expand scientific research on the effectiveness of career interventions with specific groups of youths.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 51-65.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4627
https://doi.org/10.34628/d8e2-gh41
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 2 (Julho-Dezembro 2017)

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