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Title: Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
Other Titles: Survey of student conditions on school improvement : portuguese version
Versión portuguesa del survey of student conditions on school improvement
Author: Dias, Adelaide
Moreira, Paulo Alexandre Soares
Oliveira, João Tiago
Keywords: Programas de aperfeiçoamento escolar
Issue Date: 2017
Abstract: As percepções dos alunos acerca dos esforços de melhoria são um indicador importante para a monitorização do processo de melhoria e de eficácia da escola. O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas da versão portuguesa do Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000), o Inventário das Condições dos Alunos para a Melhoria da Escola (ICAME). Participaram neste estudo 1003 alunos de escolas Portuguesas. As análises confirmatórias revelam bons índices de ajustamento para o modelo de 3 factores. As 3 escalas apresentam valores de consistência interna superiores a .76. Os resultados deste estudo sugerem que a versão Portuguesa do SSCSI é um instrumento com características psicométricas adequadas para a avaliação das percepções dos alunos acerca dos esforços de melhoria.
The Students’ perceptions on school improvement efforts are important indicators for school improvement and school efficacy. The objective of this study was to evaluate the psychometrics of the Portuguese version of the Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000). Participated in this study 1003 Portuguese students. Confirmatory Factor Analyses revealed good adjustment indices for a 3 factors model. The 3 scales registered good internal consistency, with values above .76. These results suggest that the Portuguese version of the Survey of Student Conditions on School Improvement presents acceptable psychometric properties for being used in the assessment of the students’ perceptions about school improvement efforts.
Las percepciones de los estudiantes sobre los esfuerzos de mejora son un indicador importante para el proceso de mejora y de eficacia escolares. El objetivo de este estudio fue adaptar y evaluar las propiedades psicométricas de la versión portuguesa del Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000). 1003 estudiantes Portugueses participaran en este estudio. Los análisis factoriales confirmatorios rebelaron un buen ajuste para el modelo de tres factores. Las 3 escalas registraran buena consistencia interna con valores por encima de .76. Estos resultados sugieren que la versión Portuguesa del Survey of Student Conditions on School Improvement presenta propiedades psicométricas aceptables para la evaluación de las percepciones de los estudiantes sobre los esfuerzos de mejora de la escuela.
Description: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 29-49
URI: http://hdl.handle.net/11067/4626
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 2 (Julho-Dezembro 2017)

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