Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4620
Título: Arte de caderno : ações educativas através da arte
Outros títulos: Caderno of art : educational and inclusive actions through art
Autor: Bess, Márcio Luiz
Reis, Lorena Temponi Boechat
Palavras-chave: Artes - Ensino e estudo - Brasil
Educação Inclusiva - Brasil
Psicologia do desenho - Brasil
Espaços públicos - Brasil
Data: 2017
Citação: Bess, Márcio Luiz ; Reis, Lorena Temponi Boechat (2017) - Arte de caderno : ações educativas através da arte. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:1 (Janeiro-Junho 2017) 261-270.
Resumo: O projeto existente a oito anos, capta desenhos feitos de forma espontânea durante o ano letivo, geralmente nas últimas páginas de cadernos, agendas, provas, dentre outros. Com essa ação, além de resgatar e valorizar essa forma de arte, pretende-se fomentar a preservação do patrimônio público, incentivando produção de desenhos no suporte correto e não em carteira, paredes, portas e outros, diminuindo os danos ao espaço físico e consequentemente a necessidade de reparos e a sobrecarga dos profissionais da limpeza. Mesmo havendo premiação, o projeto não é uma competição e sim uma ação educativa. A premiação é composta por produtos criados e estampados com as imagens captadas e tratadas no próprio projeto - como camisetas, agendas, canecas, bonés, sacolas, calendários, dentre outros. Em 2016, o Arte de Caderno recebeu 2659 obras oriundas de 14 estados brasileiros e obteve significativa visibilidade com um alcance superior a 43 mil pessoas nas mídias sociais do projeto. As vivências fomentadas também buscam oferecer experimentações para construção de conhecimento em artes, marketing, empreendedorismo, gestão, dentre muitos outros, que potencializam habilidades e saberes para o primeiro emprego. Por ser um espaço de livre expressão, através da análise das obras inscritas é possível realizar estudos psicológicos e comportamentais.
The eight-year project captures drawings made spontaneously during the school year, usually on the last pages of notebooks, diaries, exams, and more. With this action, in addition to redeeming and valuing this art form, it is intended to promote the preservation of the public patrimony, encouraging the production of drawings in the correct support and not in wallet, walls, doors and others, thus reducing the damage to space Physical and consequently the need for repairs and the overload of cleaning professionals. Even if there is an award, the project is not a competition but an educational action. The award is composed of products created and stamped with the images captured and treated in the project itself - such as T-shirts, calendars, mugs, caps, bags, calendars, among others. In 2016, Arte de Caderno received 2659 works from 14 Brazilian states and achieved significant visibility with a reach of more than 43 thousand people in the social media of the project. Encouraged experiences also seek to offer experiments to build knowledge in the arts, marketing, entrepreneurship, management, among many others, that enhance skills and knowledge for the first job. Because it is a space of free expression, through the analysis of the registered works it is possible to carry out psychological and behavioral studies.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 1 (Janeiro-Junho 2017). - p. 261-270.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4620
https://doi.org/10.34628/yevk-3k98
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 1 (Janeiro-Junho 2017)

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