Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4540
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dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969--
dc.contributor.authorMartins, André David Santos Mendes, 1983--
dc.date.accessioned2019-05-23T19:15:51Z-
dc.date.available2019-05-23T19:15:51Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4540-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Maio de 2019pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação pretende estudar a importância do esquisso, como instrumento da Arquitectura, entendendo-o como elemento basilar e expedito da metodologia projectual. Assim, são estudados esquissos pertencentes a três projectos da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira. O projecto, compreendido como a incessante procura de soluções, pretende encontrar uma solução que responda a determinado programa e a um contexto específico. É no decorrer deste processo, que o esquisso tem um papel preponderante, servindo como instrumento de confronto de ideias. O esquisso é um instinto eficaz de crítica na metodologia de projecto. Este é o primeiro elemento para comunicar e fixar uma ideia de projecto, é notória a sua capacidade transmissora de essência e rigor na representação de um determinado ambiente, imaginado para um determinado lugar. Simultaneamente, possui a capacidade de espoletar, ancorar e a apresentar ideias que permaneciam até aí apenas na cabeça do arquitecto, transformando-se na sua primeira concretização física. Apresenta-se como elemento intuitivo e pessoal, deve ter-se presente a que aquele que desenha, além de expor uma ideia também se expõe, ou seja, demonstra a sua visão sobre determinado assunto. Tal como Le Corbusier o descreveu: “Existe um claro contraste entre um primeiro momento retratado tenuemente, tido ainda como inicial na fase de projecto e um momento posterior, onde as ideias são representadas de modo seguro e definido.“ É sob este espectro que se crê pertinente a análise dos esquissos e em alguns casos, a sua respectiva comparação com a obra já construída. Perante este contexto são lidas criticamente três obras de Siza Vieira através dos seus esquissos. O âmbito das mesmas é particular e específico, une-as o seu autor e a sua metodologia. Esta leitura pretende compreender como são cimentadas ideias e de que modo podem evoluir ou até serem eliminadas, ao longo de todo o processo projectual. As obras eleitas representam diferentes tipologias e temas na Arquitectura, todas essenciais no quotidiano humano. As obras em estudo reportam-se a uma habitação, a uma igreja e um pavilhão, abrangendo também escalas muito distintas. São trabalhados conceitos que se relacionam com estes programas a, casa, programa por excelência da Arquitectura, a igreja, onde são transportadas para o desenho questões relacionadas com o domínio do sagrado. Por fim, no equipamento público, uma simbologia particular, onde o conceito de monumento é particularmente trabalhado. Além destes conceitos o arquitecto, ao esquissar tenta recriar a vivência dos espaços, a interacção de umas volumetrias com as outras, a incidência da luz e testa a materialidade. O esquisso é assim uma ferramenta de estudo e de interpretação da realidade.pt_PT
dc.description.abstractThe presente work aimes to demonstrate the importance of the scketch, as an useful instrument in Architecture, beliving it to be, a core and expeditious element of the project metodology. Therefore diferent sketchs from tree diferent projects will be analised. The project as a research seeks constantly for solutions, aiming for a viable one as a response for a special kind of a program and a specific context. The sketch represents an important method of research, being the element that questions and confronts the ideas in a project. It is believed that the sketches are a viable method. It is a fast, intuitive method that communicates very quickly the ideas of the project. Regardless the exactitude, it is notorious it’s enormous capacity of transmitting the essence of an atmosphere picturing the environment of a place. It also possesses the ability of memorizing and anchoring the notions that were locked inside the architect’s mind, becoming the first realization of the ethereal. Therefore, the sketch is an important, instant and elementary mean of communication, for the creator towards others, that until then only existet in their mind’s creator. It presents itself as an intuitive, personal e quick way to expose the notions of the drawer, besides exposing the idea, it also exposes the drawer. It is beneath this spectre, that is believed to be pertinent the analysis of the sketches provident from tree projects, of the architect Álvaro Siza Vieira. What assembles these tree projects, besides its author, is the methodology applied in their development. The analysis pretends to demonstrate who ideas are conceived and memorized, witnessing their evolution or death, during the process of project. The projects represent different typologies and teems in Architecture, all of the essentials to daily living. The sketches belong to a house, a church and a pavilion, comprehending different scale. Distinct concepts are clearly worked in these projects, from the house, which is an important program to work in Architecture, through the sacred (in the church) and also the program of the pavilion, that belongs to a public space, and where a particular symbology is worked in different levels. Furthermore, these concepts are worked every time that the architect draws and tries to create the living experience of theses spaces, the interaction of the volumes with each other, the light and the materials in these spaces. The sketch is a tool, a useful one, that interprets reality. This is done with different approaches depending on the space or the detail in study.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenho arquitectónicopt_PT
dc.subjectCasa Vieira de Castro (Vila Nova de Famalicão, Portugal)pt_PT
dc.subjectIgreja do Marco de Canaveses (Portugal)pt_PT
dc.subjectPavilhão de Portugal (Lisboa, Portugal)pt_PT
dc.subjectVieira, Álvaro Siza, 1933- - - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.titleO esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitecturapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202249115-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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