Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4291
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Passarinho, Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T14:19:05Z | - |
dc.date.available | 2018-09-19T14:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/4291 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/kzfy-9948 | pt_PT |
dc.description | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 35 (2009). - p. 367-388 | pt_PT |
dc.description.abstract | Nesta intervenção, num primeiro momento, tenta-se equacionar a institucionalização do serviço Social como profissão que, tendo como uma das referências históricas o pensamento humanitário, assume legitimação profissional plena com o estabelecimento de uma nova relação entre o Estado e Sociedade Civil. Partilha-se a concepção de Chris Rojek (1988) de que a crise cultural do Serviço Social moderno está relacionada com 0 fosso entre a linguagem e 0 significado, entre a representação e a acção, enraizadas numa sociedade que já não existe. Na crise de modelo de sociedade, a privatização e a desregulação são meios de ajustamento estrutural do Estado a nova economia global - um processo simultâneo de globalização e localização com consequências ao nível da perda de legitimidade e autoridade politica e com a erosão do projecto de modernidade, onde a educação como um todo perde a sua orientação (Finger e Asún, 2003:106). Esta realidade, a que alguns autores chamam pós-moderna, tem no individualismo uma característica marcante, quer para a pratica da educação de adultos, quer para a acção social. A comunicação, num segundo momento, procura apresentar um estudo ainda exploratório sobre a formação, com especial enfoque na autoformação, procurando identificar as aprendizagens realizadas nos percursos profissionais dos assistentes sociais, os significados que lhes atribuem e quais os processos das suas construções identitárias. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_PT |
dc.subject | Assistentes sociais - Formação | pt_PT |
dc.title | A importância dos percursos profissionais na formação contínua e nas construções identitárias dos assistentes sociais | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 35 (2009) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
is_35_2009_24.pdf | Texto integral | 926,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License