Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4232
Título: A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
Autor: Fernandes, Ernesto
Palavras-chave: Educação - Fins e objectivos
Cidadania
Data: 2005
Resumo: O meu propósito, neste texto, contextualizar a deriva/dilemas da educação, enquanto um dos campos da Política. Social (sectorizada, fragmentada, burocraticamente administrada) e expressão do Estado Social como garante dos direitos económico-sociais e dos direitos culturais, associados aos direitos cívico-políticos. Nesta perspectiva, importa superar o conceito de educação como instrução (a escola como espaço científico-técnico) através da articulação da formação ético-política com a formação estético-expressiva. Para o efeito, urge semear/construir uma nova cultura na e pela comunidade/sociedade civil para conferir legitimidade ao Estado de direito democrático e civilizar o mercado global. A cidadania participativa recomenda-se e a democracia como habitus quotidiano impõe-se como desígnio da educação (formal, não-formal e informal).
Descrição: Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 31 (2005). - p. 85-97
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/4232
https://doi.org/10.34628/21fe-xe76
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 31 (2005)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
is_31_2005_4.pdfTexto integral788,27 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons