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dc.contributor.authorFernandes, Ernesto-
dc.date.accessioned2018-09-11T10:43:26Z-
dc.date.available2018-09-11T10:43:26Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4232-
dc.descriptionIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 31 (2005). - p. 85-97pt_PT
dc.description.abstractO meu propósito, neste texto, contextualizar a deriva/dilemas da educação, enquanto um dos campos da Política. Social (sectorizada, fragmentada, burocraticamente administrada) e expressão do Estado Social como garante dos direitos económico-sociais e dos direitos culturais, associados aos direitos cívico-políticos. Nesta perspectiva, importa superar o conceito de educação como instrução (a escola como espaço científico-técnico) através da articulação da formação ético-política com a formação estético-expressiva. Para o efeito, urge semear/construir uma nova cultura na e pela comunidade/sociedade civil para conferir legitimidade ao Estado de direito democrático e civilizar o mercado global. A cidadania participativa recomenda-se e a democracia como habitus quotidiano impõe-se como desígnio da educação (formal, não-formal e informal).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação - Fins e objectivospt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titleA educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidadept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Appears in Collections:[ULL-ISSSL] IS, n. 31 (2005)

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