Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4227
Title: | Modelo de escola de pais para pais : promoção de competências parentais na prevenção primária da toxicodependência |
Author: | Vieira, Sandra Regina Alexandre Ferreira, 1973- |
Keywords: | Pais e filhos - Portugal - Odivelas Toxicodependência - Prevenção |
Issue Date: | 2004 |
Abstract: | Este artigo é revelador de uma matriz de Escola de Pais para Pais, experienciada na execução e avaliação de projecto de intervenção social dirigido a pais de crianças e jovens do concelho de Odivelas, com o objectivo de desenvolvimento de competèncias parentais na prevenção primária da toxicodependència em particular, e das situações de risco no geral: Agir em Responsabilidade Partilhada (ARESP). Apresentando-se como um projecto de intervenção colectiva!comunitária, o ARESP Odivelas foi concretizado mediante estratégias relacionais de proximidade com os pais formandos e demais parceiros formais e informais do concelho de Odivelas, promovendo a participação activa dos vários actores no processo de execução e avaliação. As principais acções desenvolvidas organizaram-se em torno de um programa formativo para pais assente em três momentos basilares sucessivos: 1) uma primeira acção de formação de pais, para aproximação e sensibilização da comunidade local e do grupo alvo, em particular, para a temática e a dinâmica do Projecto, nomeadamente para a formação de formadores de outros pais; 2) a formação pedagógica de pais com componente específica de prevenção primária da toxicodependència, enquanto plano reconhecido e certificado de f ais formadores; 3) o exercício acompanhado no contexto da acção de supervisão pedagógica de programação, execução e avaliação de actividades formativas, concretizadas pelos pais formadores, para outros pais do mesmo concelho, numa lógica de produção participada de e fará os próprios sujeitos (pares). O projecto ARESP expressa uma metodologia de intervenção dinâmica e relacional de aprender a aprender com outros sujeitos, partilhando o conhecimento (do estabelecido) e construindo o reconhecimento (no sentido do colectivo comum) das estratégias de relacionamento social, estabelecido nas redes de relação de proximidade pais-filhos-comunidade, onde se processa a construção do sujeito na esfera do afectivo'. |
Description: | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 30 (2004). - p. 225-256 |
Peer reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4227 https://doi.org/10.34628/v4pd-4147 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 30 (2004) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
is_30_2004_10.pdf | Texto integral | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License