Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3992
Title: A sociedade actual, a formação em serviço social e a inserção dos assistentes sociais no mercado de trabalho
Author: Ferreira, Dinah dos Reis
Keywords: Assistentes sociais - Emprego - Portugal
Serviço social - Orientação profissional - Portugal
Issue Date: 1996
Abstract: Ao confrontar-me com o honroso convite da Direcção da Escola para, nesta oportunidade, dizer algumas palavras, deparei-me com a dúvida da escolha do tema. Tratando-se, porem, de uma ocasião em que se alia a formalização da abertura do Ano Lectivo com a entrega de Diplomas aos recém-licenciados, obviamente me ocorreu fazer algumas considerações sobre a sociedade actual, a formação em Serviço Social e a inserção inicial dos Assistentes Sociais no mercado de trabalho, e isto também porque: - as políticas sociais portuguesas se confrontam, actualmente, com a implementação de uma medida (o Rendimento Mínimo Garantido) que exige um considerável acréscimo de intervenção social qualificada, tanto quantitativa quanto qualitativamente; - o nosso Instituto atravessa uma fase de reflexão sobre o actual Piano de Estudos; -a inserção profissional dos recém-licenciados em Serviço Social deixou, nos últimos anos, de se fazer quase automaticamente e passou a apresentar lapsos de tempo que, embora de muito menor expressão do que aqueles que atingem outros licenciados da área das ciências sociais, merece já alguma preocupação por parte das Escolas. Tentarei, pois, deixar aqui algumas considerações que nos permitam cruzar estas três realidades.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/3992
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-ISSSL] IS, n. 13-14 (1996)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
is_12_13_1996_13.pdfTexto integral667,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons