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dc.contributor.advisorHipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964--
dc.contributor.authorSantos, Gonçalo Laires Pinheiro Sieiro dos, 1992--
dc.date.accessioned2018-04-05T21:41:19Z-
dc.date.available2018-04-05T21:41:19Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3806-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 23 de Março de 2018pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objectivo estudar a importância do som na percepção e concepção do espaço arquitectónico, tendo em vista todas as faculdades físicas e poéticas que, de algum modo, contribuem para a experiência e entendimento do espaço por ele criado. Vivemos o espaço não só através da visão, mas sim por meio da interacção de todas as outras modalidades sensoriais, que muitas vezes são completamente desprezadas. Entre elas encontra-­se a audição, uma das propriedades mais fascinantes do ser humano, capaz de transmitir uma mensagem fundamental acerca do homem e das suas relações com o meio envolvente. Já o som tem a forte capacidade de comunicar a total impressão do espaço e de nos situar perante certas condições espaciais, ao mesmo tem que reforça e enriquece as particularidades do mesmo. A nossa intenção neste trabalho não é apenas estudar o som, mas sim investigar o espaço arquitectónico através do som. Deste modo, entre um distendido número de referências que engrandecem a forte ligação entre a arquitectura e o som, propõe-­se um estudo de três obras que coloquem várias questões sobre as possíveis relações entre o som e a vivência do espaço, tendo em conta todos os raciocínios retirados desta investigação sobre a poética sonora.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation aims to study the importance of sound in the perception and conception of the architectural space, considering all the physical and poetic faculties that, in some way, contribute to the experience and understanding of the space created by him. We live space not only through our vision, but through the interaction of all other sensory modalities, which are often completely neglected. Among them is hearing, one of the most fascinating properties of the human being, able to convey a fundamental message about human and his relations with the surrounding environment. Thus, sound has the strong ability to communicate the total impression of the space and to situate ourselves towards certain spacial conditions, at the same time that it reinforces and enriches their peculiarities. Our intention in this work isn’t just to promote the study of sound, but to investigate architectural space through sound. Therefore, among a large and wide range of architectural references that enhance the strong connection between architecture and sound, a study is proposed of three works that raise several questions about the possible relations between sound and our spacial experiences, taking into account all the written reasonings taken from this research about sound poetics.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAcústica Arquitectónicapt_PT
dc.subjectSompt_PT
dc.subjectZumthor, Peter, 1943­ - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectHoll, Steven, 1947­ - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.titleA poética do som como concepção espacialpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201894882-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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