Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3743
Title: O edifício de mercado na obra de Januário Godinho, Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura
Author: Vieira, Tiago Galveia Raposo, 1989-
Advisor: Azevedo, Orlando Pedro Herculano Seixas de, 1963-
Keywords: Mercados
Mercados - História
Mercado Municipal de Ovar (Portugal)
Mercado Municipal de Santa Maria da Feira (Portugal)
Mercado Cultural do Carandá (Braga, Portugal)
Almeida, Januário Godinho, 1910-1990 - Crítica e interpretação
Távora, Fernando, 1923-2005 - Crítica e interpretação
Moura, Eduardo Souto de, 1952 - Crítica e interpretação
Issue Date: 5-Feb-2018
Abstract: A presente dissertação aborda a temática do edifício de mercado, na obra de três arquitectos, Januário Godinho, Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura, e do modo em que o mesmo é resposta às condições geográficas, topográficas, culturais e programáticas sendo capaz de ser um elemento arquitectónico potenciador de expansão urbana. É nossa convicção que ao perceber e compreender o funcionamento do mercado, estamos a perceber e compreender a história de um território, de uma população, de uma cidade e por sua vez de uma evolução através da história indo ao encontro da sua génese. A leitura crítica dos três mercados; Ovar, Santa Maria da Feira e Braga suporta-se na compreensão territorial, documental e pessoal, procurando através dos desenhos as respostas para a questão de partida, que se considera determinante e na base da investigação elaborada, levando-nos a verificar o modo como o facto arquitectónico tipo, o mercado, responde e contribui para a expansão urbana dos lugares.
This dissertation approaches the subject of market building as represented in the works of three architects, namely Januário Godinho, Fernando Távora, and Eduardo Souto de Moura. Market building should be able to anticipate geographic, topographic, cultural, and programmatic circumstances thus instantiating the architectural element which empowers urban expansion. We are therefore convinced that by perceiving and understanding how the market works, we are also perceiving and understanding the history of a given territory, besides the history of a population, of a city, and, in turn, the evolution of history itself. The critical reading of the three markets, namely Ovar, Santa Maria da Feira, and Braga, is based on a territorial, documental, and personal appreciation. Answers to the starting point, which is determinant because it is the foundation of an elaborate investigation, were investigated by analysing and looking at designs. Such a method made us realise how the architectural type model and the market respond and contribute to urban expansion.
Description: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017
Exame público realizado em 31 de Janeiro de 2018
URI: http://hdl.handle.net/11067/3743
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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