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dc.contributor.advisorPires, Maria Adelaide Gregório dos Santos da Fonseca, 1939--
dc.contributor.advisorLucena, Ana Cristina de Fonseca Goulart Medeiros, 1957--
dc.contributor.authorFilipe, Fernando Miguel da Costa, 1979--
dc.date.accessioned2017-12-06T16:46:54Z-
dc.date.available2017-12-06T16:46:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3651-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 28 de Novembro de 2013.pt_PT
dc.description.abstractO currículo oculto tem, em circunstâncias normais, um papel secundário quando comparado com o currículo explícito ou expresso, mas os seus efeitos mostram-se positivos e quase necessários para uma educação global. Caracterizado como sendo paralelo ou implícito, é uma parte importante da relação do professor com o aluno, não esquecendo que a este nível se prepara o aluno para a cidadania, estando também presente em todas as fases da elaboração curricular. Esta relação estreita do que está planificado e todo o acréscimo de informação – conceitos, valores e atitudes – que o aluno retira do processo educativo, é o que permite que as nossas crianças sejam os homens de amanhã, com educação além do cognitivismo. Tendo isso em consideração, se conseguirmos manipular esta relação entre o que está planificado e o que não está, mas que é considerado importante, podemos efetivamente obter melhores resultados, quer na formação, quer no seu aproveitamento intelectual. O nosso estudo incide sobre a análise comparativa dos dados recolhidos em duas turmas durante a prática pedagógica supervisionada (estágio), do autor deste trabalho. Foi selecionada uma unidade temática específica e aplicada a ambas as turmas, sendo que a primeira incide, quase em exclusivo, no estipulado no currículo expresso e a segunda, desenvolvendo outras atividades paralelas relacionadas com diferentes temáticas e conceitos, que foram estruturadas de acordo com os interesses e motivações dos alunos. No fim verifica-se que os resultados da turma que desenvolve atividades pertencentes ao currículo oculto, demonstram uma melhor assimilação de conceitos básicos, a par da assimilação de outros não estipulados inicialmente no currículo expresso.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola E.B. 2/3 Ciclos Prof. Agostinho da Silva (Sintra, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.subjectArtes - Ensino e estudopt_PT
dc.subjectRelação professor-alunopt_PT
dc.subjectEducação especial - Currículospt_PT
dc.titleA importância do currículo oculto no ensino das artes visuaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201119650-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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