Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3514
Título: Avaliação e intervenção terapêutica na utilização problemática da internet (UPI) em jovens : revisão da literatura
Autor: Patrão, Ivone
Reis, João
Madeira, Luís
Paulino, Marta Croca Sofia
Barandas, Rita
Sampaio, Daniel, 1946-
Moura, Bernardo
Gonçalves, João
Carmenates, Sérgio
Palavras-chave: Dependência da internet na adolescência
Dependência da internet na adolescência - Tratamento
Data: 2016
Citação: Patrão, Ivone [et al.] (2016) - Avaliação e intervenção terapêutica na utilização problemática da internet (UPI) em jovens : revisão da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 221-243.
Resumo: A Internet, sendo um instrumento neutro, pode ter efeitos negativos ou positivos, dependendo de como é utilizada. Nas últimas décadas têm surgido alguns estudos que conceptualizam os comportamentos dysfunctional na Internet como dependência. Existe alguma controvérsia quanto à sua conceptualização. Tem existido esforço na comunidade científica para a definição de critérios para as diferentes dependências online, a validação de instrumentos para a sua avaliação, e também, a avaliação da eficácia de intervenções terapêuticas. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre a Utilização Problemática de Internet (UPI) em jovens, em concreto a sua conceptualização, avaliação e intervenção clínica. Apresentam-se dados sobre a conceptualização controversa da UPI, a prevalência, os fatores preditores, protetores e de risco, os aspectos neurológicos e imagiológicos, as co-morbilidades, a avaliação e a intervenção clínica na UPI. Conclui-se da necessidade de rastreio da UPI e das co-morbilidades nos jovens (e.g. com alterações sono; depressão); análise de padrões de uso da Internet e estabelecimento de estratégias de detecção precoce de jovens em risco; estudos longitudinais, de forma a perceber a evolução dos comportamentos online, avaliar as remissões espontâneas e determinar prognósticos; e estudos com amostras clínicas que permitam testar o sucesso da intervenção clínica.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 221-243.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3514
https://doi.org/10.34628/0e68-w454
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v7_n1-2_17.pdf408,65 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.