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Título: Da prevenção universal à prevenção indicada : um projeto de prevenção dos comportamentos aditivos em contexto escolar e sua articulação com as consultas de prevenção indicada para adolescentes e jovens
Autor: Prata, Isabel
Pereira, Luísa
Silva, Rui Pedro
Pinto, Susana
Palavras-chave: Comportamento de risco (Psicologia) na adolescência - Prevenção
Psicotrópicos
Data: 2016
Citação: Prata, Isabel [et al.] (2016) - Da prevenção universal à prevenção indicada : um projeto de prevenção dos comportamentos aditivos em contexto escolar e sua articulação com as consultas de prevenção indicada para adolescentes e jovens. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 211-218.
Resumo: A Equipa de Prevenção do CRI de Lisboa Ocidental, cuja área de intervenção abrange os concelhos de Amadora, Sintra, Oeiras e Cascais, desenvolve, em toda a sua área de abrangência, um projecto de prevenção universal - componente ambiental, através do qual implementa linhas orientadoras para lidar com situações relacionadas com o uso de substâncias pscioativas (SPA) em contexto escolar. No âmbito deste projecto realiza-se a formação a professores com responsabilidades de coordenação e da área da saúde e constrói-se um Guião de procedimentos que é divulgado a todos os agentes socioeducativos e aos pais/ encarregados de educação e alunos. Mantendo uma articulação próxima com os técnicos da Equipa de Prevenção e com técnicos da Saúde Escolar dos ACES, a escola passa, assim, a dispor de um instrumento orientador face a situações relacionadas com o uso de SPA. Reuniões regulares de discussão de casos e a possibilidade de encaminhamento dos casos, quando necessário complementam a intervenção. O desenvolvimento deste projecto criou a necessidade de organização de respostas de prevenção indicada, nomeadamente através das consultas para adolescentes e jovens em risco ou em fase de início de consumo de SPA, sendo que o CRI disponibiliza actualmente cinco locais de consultas de adolescente e jovens, com fácil acessibilidade e técnicos especializados em adições e nesta faixa etária. São parceiros deste projecto, para além do CRI de Lisboa Ocidental, as Equipas de Saúde Escolar dos ACES da Sintra, Cascais, Lisboa Ocidental e Oeiras e Amadora, bem como as Escolas onde o projecto decorre.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 211-218.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3513
https://doi.org/10.34628/326d-bq83
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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