Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3511
Título: “A história não tem de ser o destino” : o risco psicossocial em crianças com famílias disfuncionais
Autor: Costa, Susana Ferreira da
Teixeira, Sandra
Palavras-chave: Crianças em risco - Psicologia
Crianças em risco - Serviços para
Crianças em risco - Aconselhamento
Crianças em risco - Saúde mental
Famílias disfuncionais
Data: 2016
Citação: Costa, Susana Ferreira da ; Teixeira, Sandra (2016) - “A história não tem de ser o destino” : o risco psicossocial em crianças com famílias disfuncionais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 193-203.
Resumo: Na nossa experiência num Serviço de Psiquiatria e de Saúde Mental da Infância e da Adolescência confrontamo-nos com crianças e adolescentes com comportamentos de auto e hetero-agressividade, impulsividade, bullying, furtos, consumos de álcool e drogas, que têm um grande impacto nas suas vivências, na família, na escola e na comunidade. Estes comportamentos devem ser entendidos como uma forma de expressão do sofrimento psíquico. Ao procurarmos compreender as histórias familiares destas crianças e adolescentes encontramos padrões transgeracionais que se repetem, como negligência, abandono, abusos emocionais, físicos e sexuais, perdas, disfunção familiar e incapacidade de contenção e protecção. Muitas destas crianças pretendem com estes comportamentos recuperarem o objecto amado, numa procura de limites, que lhes permitam uma maior reorganização interna, um sentimento de contenção e de protecção. É necessária uma intervenção atempada e adequada para que estas crianças e adolescentes não corram o risco de virem a desenvolver comportamentos antisociais. Uma vez que nem todas as famílias demonstram competências como cuidadoras de crianças e adolescentes em situações de risco, é fundamental desenvolver apoios parentais na comunidade. Logo, é essencial uma intervenção multidisciplinar que abranja as diversas valências nomeadamente a saúde mental e intervenção social, pedagógica e jurídica. À luz destas reflexões teóricas iremos ilustrar com algumas vinhetas da nossa experiência clínica.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 193-203.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3511
https://doi.org/10.34628/wf48-z984
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v7_n1-2_14.pdf311,02 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.