Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3448
Título: Hiperatividade/défice de atenção : um olhar psicodinâmico
Autor: Sargento, José
Palavras-chave: Distúrbio de hiperactividade com défice de atenção - Tratamento
Data: 2016
Citação: Sargento, José (2016) - Hiperatividade/défice de atenção : um olhar psicodinâmico. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 31-36.
Resumo: A intervenção psicofarmacológica e a terapia cognitivocomportamental são as formas de intervenção mais comuns na PH/DA, mas os seus efeitos parecem, em algumas circunstâncias, desvanecer-se com o fim do tratamento. Procurou, a partir da revisão crítica da literatura, esboçar-se um olhar psicodinâmico da conceptualização e intervenção na PH/DA. Os modelos psicodinâmicos tendem a olhar para a PHDA como uma constelação de sintomas que sinalizam um sofrimento da criança e da família, podendo representar uma reação a acontecimentos stressantes, funcionar como uma defesa contra a depressão e angústias de abandono, ou estar presentes nas pré-psicoses e psicoses da criança. Os sintomas tendem a tornar-se rígidos em crianças com dificuldades em organizar e integrar as suas experiências emocionais, muitas vezes em função de distorções na vinculação e nas relações de objeto. A PHDA surge, assim, como a única forma da criança expressar a angústia que não encontra espaço de contenção e mentalização na relação. Neste contexto, a intervenção na PHDA deverá incluir a psicoterapia com a criança - enquanto espaço contentor de construção de competências relacionais e de mentalização – e um trabalho clínico com as famílias. A medicação e a TC têm demonstrado uma relativa eficácia na PHDA. Todavia, estes tipos de intervenção parecem ver desvanecidos os seus efeitos ao longo do tempo. Uma leitura psicodinâmica da criança e da família, mais centrada nas relações e no funcionamento mental subjacente aos sintomas, pode, neste contexto, ser muito útil na compreensão e intervenção com crianças com PHDA.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 31-36.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3448
https://doi.org/10.34628/nhhw-za84
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v7_n1-2_2.pdf296,76 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.