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dc.contributor.authorSargento, José-
dc.date.accessioned2017-07-24T13:59:01Z-
dc.date.available2017-07-24T13:59:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSargento, José (2016) - Hiperatividade/défice de atenção : um olhar psicodinâmico. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 31-36.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3448-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/nhhw-za84-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 31-36.por
dc.description.abstractA intervenção psicofarmacológica e a terapia cognitivocomportamental são as formas de intervenção mais comuns na PH/DA, mas os seus efeitos parecem, em algumas circunstâncias, desvanecer-se com o fim do tratamento. Procurou, a partir da revisão crítica da literatura, esboçar-se um olhar psicodinâmico da conceptualização e intervenção na PH/DA. Os modelos psicodinâmicos tendem a olhar para a PHDA como uma constelação de sintomas que sinalizam um sofrimento da criança e da família, podendo representar uma reação a acontecimentos stressantes, funcionar como uma defesa contra a depressão e angústias de abandono, ou estar presentes nas pré-psicoses e psicoses da criança. Os sintomas tendem a tornar-se rígidos em crianças com dificuldades em organizar e integrar as suas experiências emocionais, muitas vezes em função de distorções na vinculação e nas relações de objeto. A PHDA surge, assim, como a única forma da criança expressar a angústia que não encontra espaço de contenção e mentalização na relação. Neste contexto, a intervenção na PHDA deverá incluir a psicoterapia com a criança - enquanto espaço contentor de construção de competências relacionais e de mentalização – e um trabalho clínico com as famílias. A medicação e a TC têm demonstrado uma relativa eficácia na PHDA. Todavia, estes tipos de intervenção parecem ver desvanecidos os seus efeitos ao longo do tempo. Uma leitura psicodinâmica da criança e da família, mais centrada nas relações e no funcionamento mental subjacente aos sintomas, pode, neste contexto, ser muito útil na compreensão e intervenção com crianças com PHDA.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDistúrbio de hiperactividade com défice de atenção - Tratamentopor
dc.titleHiperatividade/défice de atenção : um olhar psicodinâmicopor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleHiperatividade/défice de atenção : um olhar psicodinâmico-
dc.identifier.citationauthorSargento, José-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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