Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3379
Title: Mercados : espaços de troca e identidade : escala e proporção na expressão de uma cultura
Author: Tinoco, Catarina Santos Leite
Advisor: Malheiro, Davide Miguel Guimarães
Keywords: Arquitectura
Património arquitectónico
Mercados
Arquitectura e identidade
Issue Date: 2-May-2013
Abstract: A dissertação prestes a ser folheada tem Melgaço como paisagem de fundo e o mercado como objecto de estudo arquitectónico, enquanto espaço expressivo da identidade do meio em que se insere. A beleza inconfundível da Vila de Melgaço não se estendia ao mercado municipal existente, e, por essa razão, o tema para o trabalho de conclusão do mestrado de arquitectura recaiu sobre este espaço comercial, como forma de aliar uma praticabilidade com um interesse pessoal. Deste modo, o método de estudo focou-se numa primeira fase por uma análise histórica que culminou na análise de obras de autor. Estudaram-se simbolismos, formas geométricas, escala e proporção que orientassem para o projecto de um novo mercado para Melgaço. Teve-se também uma atitude crítica perante os mesmos, tendo sempre as novas necessidades comerciais em mente. Todo esse estudo foi fundamental para o que viria a ser uma nova proposta de arquitectura: um mercado que se relacione com a Vila de Melgaço. No final obteve-se mais do que se esperava inicialmente. Não só a descoberta sobre a evolução da tipologia de mercado mas também sobre modos de ver arquitectura.
The dissertation about to be to Ieaf through has Melgaço as a background Iandscape and the market as architectural object of study, while an expressive space of the identity of the environment it inserts to. The unmistakable beauty of the town of Melgaço didn’t extend to the existent market, and, for that reason, the theme of the concIusion’s paper of master’s degree in architecture fell on this commercial space, as a way to ally a practicability with personal interest. Thus, the study method focused, initially by a historical analysis that culminated in the anaIysis of works of author. We studied symboIism, geometric shapes, scale and proportion to gear to draft a new market for Melgaço. It also had a critical attitude towards them, always taking new business needs in mmd. All this was essential to study what would be a new proposal for architecture: a market that relates to the Village of Melgaço. At the end, more was obtained than originally expected. Not only the discovery on the evolution of the type of market but also on ways of seeing architecture.
Description: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
Exame público realizado em 02 de Maio de 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3379
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado.pdf79,18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.