Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3235
Title: | O lugar existe, a obra nasce : 3 projectos de Álvaro Siza |
Author: | Moreira, Pedro Rui Campos |
Advisor: | Saraiva, Alexandra Maria Barros Alves Chaves da Silva Vidal |
Keywords: | Arquitectura Lugar (Filosofia) na arquitectura Espaço (Arquitectura) Teoria da arquitectura |
Issue Date: | 2013 |
Abstract: | A sociedade é o reflexo de determinada cidade e lugar. e nas últimas décadas carece cada vez mais de uma identificação local. A consequente perda de valores resulta de uma apressada estruturação e construção de cidade que não dão acompanhamento às suas raízes, resultado de uma débil interpretação do lugar.
Álvaro Siza é um arquitecto que vem contrariando essa tendência, abordando cada projecto de forma ponderada. Fá-lo no sentido de captar todos os elementos locais, culturais e históricos, absorvendo e compondo uma obra que se direcciona a sucessivos acontecimentos do lugar.
Por isso, o objectivo de análise deste tema é perceber de que forma se deve interpretar o lugar. Não através de uma formula concreta, mas sim, quais os caminhos que podem levar até lá, exemplificando com três obras de diferentes contextos históricos e culturais, mas também tipológicos. De forma a entender a importância do lugar na composição da arquitectura, fazendo uma negação, aos recentes impulsos, carentes de fundamentação local.
A estrutura desta dissertação é composta em três partes, partindo dos conceitos às obras, para além da Introdução e da Conclusão.
O capítulo 1 relaciona-se directamente com a definição e descrição de conceitos de lugar, fundamentados no último século, tendo por referência os mais importantes autores desta matéria.
No capítulo 2, aprofunda-se o tema do lugar, desta vez inserido na arquitectura, tendo em conta os importantes acontecimentos culturais que influenciaram o tema. Assim como uma descrição dos elementos que melhor ajudam a materializar a tal arquitectura do lugar, de que forma e o porquê.
No terceiro e último capítulo demonstra-se, através das obras de Álvaro Siza, um arquitecto de lugar, como resultam materializados todos os elementos anteriormente estudados. Focando em cada obra o que mais influenciou a sua concepção, partindo sempre do tema, directa ou indirectamente, o lugar. Society is the reflex of a particular city and place and in the Iast few decades it lacks more and more of local identitication. The consequent loss of values results from a hasty structuring and construction of the city that do not follow to its roots, which is the result of a feeble interpretation of place. Álvaro Siza is an architect who is countering this trend, approaching each project in a measured way. He does so in order to capture all the local, cultural and historical elements, absorbing and composing a work which directs to the successive events of place. Therefore the aim of the analyze of this theme is to understand how we should interpret the place. Not through a specific formula but rather what paths can take you there, illustrating with three works from different historical and cultural contexts, but also typological. In order to understand the importance of place in the composition of architecture, doing a denial to the recent impulses, lacking in the site justification. The structure of the dissertation is based on three main parts, starting from the concepts to the works, besides the Introduction and the Conclusion. Chapter 1 relates directly to the definition and description of concepts of place, reasoned in the last century, having by reference the most important authors of this matter.. |
Description: | Dissertação de mestrado em Arquitectura. Exame público realizado em 20 de Dezembro de 2013. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/3235 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado.pdf | 7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.