Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3194
Título: Quarteirão - corridor : intervenção num quarteirão portuense
Autor: Barreiro, Jorge Lino Barradas
Orientador: Saraiva, Alexandra Maria Barros Alves Chaves da Silva Vidal
Palavras-chave: Arquitectura
Arquitectura e urbanismo
Desenho urbano
Quarteirão
Urbanismo
Cidade do Porto
Data: 2014
Resumo: Ao longo da história do urbanismo, as cidades formaram-se de modo coeso, definidas pelas malhas viárias com os edifícios a elas adjacentes. Portanto, a movimentação regula as formas urbanas. Igualmente, o oposto pode contribuir para o declínio e o afastamento da vida em cidade. Poderá ser prevenido adoptando um cuidadoso método concernente à qualidade e ao planeamento urbanos e, com a liberdade existente no meio académico, testar-se através de propostas de intervenções em áreas degradadas e consolidadas. Esta dissertação resulta do trabalho desenvolvido pelo autor na unidade curricular de Projecto III, sob o tema "Quarteirão-corridor_Intervenção num quarteirão portuense", focando-se no negligenciado e desolado interior dos blocos do Porto, um problema que, infelizmente, não afecta apenas esta cidade. A intenção deste trabalho é demonstrar que é possivel intervir em áreas consolidadas e devolver a qualidade de vida às pessoas e, consequentemente, à cidade. Ao transformar áreas do interior dos quarteirões, espaços cheios de potencialidade porém fechados sobre si mesmos, frequentemente cobertos por construções ilegais e abusivas e verdes não cuidados, num lugar capaz de proteger os peões da atmosfera agressiva exterior, densa com poluição e stress e proporcionar atalhos, é possível incutir hábitos saudáveis em habitação e deslocação na cidade. Esta posição justifica-se através de um breve olhar sobre alguns dos modelos arquitectónicos inovadores para o seu tempo e através de uma analíse comparativa entre quatro planos implementados em distintas cidades e épocas. Desde o plan ensanche de Cerdà para Barcelona em 1859, seguido do plano de Paris em 1860 por Haussmann, prosseguido pelo plan zuid em Amesterdão por Berlage, executado entre 1917 e 1925 até ao plano da urbanização do bairro de Alvalade em Lisboa por Faria da Costa em 1945. Outro tema implícito neste trabalho e, deveras importante, é a triste realidade do tecido urbano da cidade do Porto. A história da cidade é ligeiramente revisitada com o propósito de entender a situação e forma actuais. Infelizmente, a desertificação verifica-se em quase todas os locais da cidade onde ainda faltam condições adequadas à vivência urbana como segurança, transportes e equipamentos e espaços públicos. A principal ambição deste trabalho prende-se em demonstrar que intervir em áreas altamente consolidadas é vantajoso em vários campos. Da mesma forma, procura-se entender o papel da forma urbana do quarteirão ao longo do tempo através da análise dos diversos exemplos, relacionando o seu estado actual com o plano original e se é, de facto, um modelo que ainda funciona na cidade actual, de modo a garantir a qualidade de vida.
Throughout urban history, cities were formed cohesively, defined by threads of pathways flanked by buildings. Therefore, movement regulates urban forms. In this context, the opposite can contribute to the decline and the withdrawal of life in the city. This can be prevented by a careful approach on quality and sustainable urban planning and, with the existing liberty in an academic environment, it can be tested on the fulfilment by means of proposed interventions in stabilized and degraded areas. This essay is the result of the work developes by the author work developed in Projecto III, under the theme "Block-corridor_Intervention in a Porto's block", focusing on the neglected and desolated interior of blocks in Porto, a problem that, unfortunately, doesn’t affect this city only. The purpose of this work is to show how one can intervene in consolidated areas and return the quality of life to people and, consequently, to the city. By transforming areas in the inner core of blocks, a city area full of potentialities, yet locked in itself and often covered with illegal abusive constructions and unmaintained green spaces, into a place that can protect pedestrians from the aggressive exterior atmosphere, dense with pollution and stress and by providing shortcuts, one can provide healthier lifestyles and better mobility in the city. In order to validate this statement, a brief look at some innovative architectural models that in their own time is proposed, and a comparative analysis method between four plans implemented in distinctive cities and epochs is made. First Cerdà's ensanche plan for Barcelona in 1859, then 1860’s Paris plan by Haussmann, third Amsterdam’s plan “zuid” by Berlage, executed between 1917 and 1925 and, finally, the domestic plan for the urbanisation of Alvalade in Lisbon by Faria da Costa, 1945. An important implied theme in this work is the sad reality of Porto’s urban tissue. With the intention of understanding its current situation and form the history is briefly revisited. Unfortunately, desertification is aparent in almost every zone and the city still lacks some adequate conditions for urban living like safety and public transport network, spaces and equipments. The main conclusion of this work is to demonstrate the benefits of interventions in highly consolidated zone as well as to understand the role of this urban form throughout history based on the diverse analysed examples; to perceive their current condition, the differences from the original plan and if it is, in fact, a model that still works on today's city, so that it can ensure life quality.
Descrição: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
Exame público realizado em 24 de Julho de 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3194
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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