Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3078
Title: Os mercados e as suas arquitecturas através do tempo : o caso de estudo do Mercado Municipal de Braga
Author: Antunes, José Pedro Ferreira
Advisor: Lemos, Maria da Assunção Oliveira Costa
Keywords: Mercados
Braga (Portugal)
Issue Date: 2013
Abstract: Os mercados têm tido uma enorme importância ao longo da história, estando mesmo ligados ao surgimento das primeiras cidades. O papel deste edifícios é fundamental, não só pelo tipo de actividades que albergam, mas também por deterem uma relevante função social, uma vez que funcionam como importantes pontos de encontro e de socialização. Este trabalho apresenta uma análise teórica do Mercado Municipal de Braga, partindo da evolução histórica da tipologia para a análise dos modelos que, ao longo de épocas, em diferentes contextos geográficos e sociais, suportaram a função de mercado. Em relação ao caso particular do Mercado de Braga, e no sentido de obter uma interpretação concisa da actual situação do edifício, realizou-se um inquérito de satisfação a comerciantes e consumidores com base no qual se apresentam soluções para a dinamização do espaço. Numa amostra de 57 indivíduos, sendo 54,6% do sexo feminino e 40,4%, do sexo masculino, verificou-se que 94,7% defende obras de melhoramento no mercado, 71,9% diz nunca ter sido questionado acerca de serviços/instalações que desejam ver implementados no mercado, e 49,1% mostram-se insatisfeitos quanto ao horário de abertura do mercado. Assim, este estudo pretende suscitar a reflexão sobre os edifícios de mercado em Portugal, especificamente sobre o mercado de Braga, servindo de alerta para a necessidade de contrariar a crescente desvalorização destas tipologias. Urge que se encetem esforços para conceber uma estratégia de modernização e adaptação destes espaços por parte de equipas multidisciplinares (Arquitectos, Sociólogos, Economistas, Urbanistas...), para que perdurem no tempo como referência para o comércio tradicional e como pólos de interesse cultural, social e histórico.
Throughout History, markets have been playing an important role in cities foundations and even on their expansion. Their importance is no only based in goods trading, but also in social activities, such as: meetings, socializing and establishing new contacts. This dissertation focuses on the theoretical analysis of the "Mercado de Braga", starting on its historical typological evolution, moving through its models analysis. Altogether with the geographical and social contexts, these aspects helped define the market and its purpose. A statistic study was conducted in order to obtain a precise interpretation of the actual building structure and functionality. This study has taken in consideration gender and activity performed in the market. In a 57 individuals sample, 94,7% of the population believes that construction work would in fact improve the markets' costumers influx. Also, 71,9% of the population have never thought about what kind of services and facilities should be implemented. Finally, 49,1% are not satisfied with the markets' schedule. Furthermore, this study intends to promote not only a discussion about the Portuguese markets and their value, but also to aware Society of its increasing depreciation. It becomes then imperative to combine efforts in order to create a modernizing strategy, so that these cultural references endure over time and continue to be areas of historical, economic and social interest.
Description: Mestrado Integrado em Arquitectura
Exame público realizado em 26 de Maio de 2014
URI: http://hdl.handle.net/11067/3078
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
403_mia_jose_antunes_dissertacao.pdfDissertação7,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.